FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5766Palavras-chave:
Formação Continuada, Inclusão, Educação de pessoas com deficiência auditivaResumo
Este artigo investiga a formação continuada dos docentes com foco na integração de alunos surdos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Achilles Ranieri, localizada em Cametá-PA. O estudo visa examinar a adequação e as lacunas na formação dos educadores frente aos desafios da inclusão desses alunos. A pesquisa incluiu uma revisão da literatura especializada, contemplando autores como Lacerda (2013), Quadros (2004), Mantoan (2003), Padilha (2015), Skliar (2013), Sassaki (2010) e Costa (2010), além de Freire (1996). Adicionalmente, foram realizadas entrevistas com seis professores graduados da mesma instituição entre junho e dezembro de 2023. Os resultados indicam a necessidade de os professores desenvolverem e refinarem metodologias específicas para a educação de alunos surdos, visando uma prática pedagógica mais eficaz e inclusiva.
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