GAMIFICACIÓN EN LA ALFABETIZACIÓN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5001

Palabras clave:

Gamificación., Alfabetización., Enseñanza-aprendizaje.

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo enseñar técnicas de gamificación que puedan ser aplicadas en el proceso de alfabetización, haciéndolo más lúdico y divertido para los niños. Se abordarán conceptos teóricos sobre juegos educativos, así como ejemplos prácticos de cómo utilizarlos en el aula. El método utilizado es la investigación bibliográfica. La gamificación es una estrategia pedagógica que ha cobrado protagonismo en el área de la educación, especialmente en la alfabetización. La gamificación en la alfabetización ofrece un enfoque innovador y efectivo para promover el aprendizaje de la lectura y escritura. Al incorporar elementos de juegos, los educadores pueden mejorar el compromiso de los estudiantes, la retención del conocimiento y el desarrollo de habilidades de alfabetización de manera divertida e interactiva. La investigación y la implementación continua de estrategias de gamificación en la alfabetización pueden contribuir significativamente a la mejora de la educación primaria.

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Biografía del autor/a

  • Jádia Elane Oliveira

    Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores. Pós Graduação em Educação Infantil. Graduada em Gestão Pública. Graduada em Pedagogia. Professora da Escola Técnica do Extremo Sul da Bahia.

  • Felipe Silva Pinto

    Graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGAD - FAECAD. Especialização em Teologia do Novo Testamento pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGAD - FAECAD e em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santa Fé - FSF. Mestrando em Educação na Formação de Professores (FUNIBER), Pastor da Assembleia de Deus em Sulacap, Campo de Bangu, Ministério de Madureira, RJ, Brasil. Professor de Seminários Teológicos, Palestrante, Coordenador de Eventos voltados para a Educação Cristã. Músico, Cantor e Compositor.

  • Vilma das Graças Britts de Souza

    Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS- SP; Pós-Graduação: Docência do Ensino Superior - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL- Curitiba-PR; Pós-Graduação: Educação Especial E Inclusiva - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA- RJ; Pós-Graduação: Tecnologia em Educação, Tecnologia e Mídias - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL D. ANDRÉ ARCOVERDE- Valença-RJ; Pós-Graduação: Psicopedagogia: Dificuldades de Aprendizagem-inclusão- FUNDAÇÃO EDUCACIONAL D. ANDRÉ ARCOVERDE- Valença-RJ; Pós-Graduação: Gestão Escolar e Cultura Organizacional: Gestão em Educação - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL-FERP- Barra do Piraí- RJ Graduação em Pedagogia: Educação. Professora de Ensino fundamental como Gestora Escolar na Prefeitura Municipal de Barra do Piraí (RJ). Orientadora Pedagógican na rede municipal de Piraí(RJ).

  • Erotildes Oliveira da Silva

    Mestranda em Educação,  Especialização em Educação e Gestão, pela Fundação Pitágoras de São Paulo, Graduada em Pedagogia, com licenciatura plena, pela Faculdade PIO X de Sergipe. Docente, com experiência em coordenação, orientação e formação de professores e atuando na educação básica, na rede municipal de ensino de Itapicuru, no estado da Bahia.

  • Bárbara Rodrigues de Souza

    Graduação em Física – Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Pós graduada em Docência do Ensino Superior – Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Gestão Escolar Integrada – Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (FAAC), Curso de Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais – Instituto de Educação Colônia do Saber. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

29/03/2024

Cómo citar

GAMIFICACIÓN EN LA ALFABETIZACIÓN. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535001. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5001