GESTIÓN PEDAGÓGICA: DESERCIÓN ESCOLAR CAUSADA POR EL TRABAJO INFANTIL EN EL MUNICIPIO DE PALHOÇA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1376Palabras clave:
propone discutir el trabajo infantilResumen
El tema propone discutir el trabajo infantil y sus consecuencias en el campo de la educación y cómo la gestión pedagógica puede contribuir a la prevención de la deserción escolar causada por el trabajo infantil. La investigación busca responder al siguiente problema: ¿Cuál es el papel de la gestión pedagógica en la prevención del abandono escolar causado por el trabajo infantil? Para ello, buscamos en el objetivo general analizar el papel de la gestión en la deserción escolar causada por el trabajo infantil en tres escuelas de la red municipal de la ciudad de Palhoça (SC). La investigación, realizada en tres escuelas públicas de la ciudad de Palhoça, se caracterizó por un enfoque cualitativo. Los datos fueron obtenidos a través de un cuestionario aplicado a los gestores, seguido de una entrevista, con el objetivo de profundizar los datos incautados en el Censo Escolar y el Programa para la Erradicación del Trabajo Infantil - PETI. Este Trabajo de Conclusión del Curso también contempla el debate sobre una gestión democrática como un derecho conquistado, entendiendo que cada lugar tiene su especificidad a través de todos los agentes educativos y su mejor manera de construir la escuela.
Descargas
Citas
BERTELLI, Sandra Miguel Abou Assali. Trabalho infantil, uma afronta ao trabalho decente. Conjur, 12 out. 2012. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2012-out-12/sandra-bertelli-trabalho-infantil-afronta-trabalho-decente. Acesso em: 8 mar. 2022.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/
Constituiçao.htm. Acesso em: 28 jan. 2022.
BRASIL. Fórum Nacional de (FNPETI). Trabalho Infantil nos ODS. Brasília: out. 2017.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 8 fev. 2022.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEED, 2003.
BRASIL. Lei nº 9.349, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art82. Acesso em: 2 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento estratégico. São Paulo: Elsevier Brasil, 2004.
CUSTÓDIO, André Viana. O trabalho da criança e do adolescente no brasil: uma análise de sua dimensão sociojurídica. Florianópolis, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30364528.pdf. Acesso em: 4 nov. 2021.
FERRAREZI, Elisabete et al. Políticas públicas. Coletânea de políticas públicas: volume 1: introdução à teoria da política pública. São Paulo: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), 2006.
FERREIRA, Luiz Antônio Miguel. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor: reflexos na sua formação e atuação. 2004. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2004.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez; 1991.
FREIRE, Paulo; ILLICH, Ivan. Diálogo. In: FREIRE, Paulo. Seminario Invitación A Concientizar y Desescolarizar: Conversación permanente. Genebra, 1975. Atas. Buenos Aires: Búsqueda Celadec. 1975. p. 109.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1991.
GADOTTI, Moacir. Um legado de esperança. São Paulo: Cortez, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997.
KLIPPEL, Yara Aparecida Martini et al. Processo de intervenção para a prática integrada de profissionais de saúde no atendimento à criança vítima de violência. 2013. 188 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos (org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LÜCK, Heloísa. Liderança em Gestão Escolar. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Ed. Vozes, 2017.
MACHADO, Mirian Viviane Dias. Evasão escolar no Ensino Fundamental. 2013. 36 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Biologia) – Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Machado, Belo Horizonte, 2013.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Medir o progresso na luta contra o trabalho infantil: Estimativas e tendências mundiais 2000-2012. Genebra: Departamento de Governança e Tripartismo, Bureau internacional do Trabalho, Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), 2013.
PAGANINI, Juliana. Os Impactos do Trabalho Infantil para a Saúde da Criança e do Adolescente. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 6.; MOSTRA DE TRABALHOS JURÍDICOS CIENTÍFICOS, 7., 2014, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: UNISC, 2014. p. 1-20.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2008.
PEREIRA, Cristiana Aparecida; NEUDORF, Luciane Aparecida de Souza Pinto. Trabalho Infantil e Evasão Escolar. 2002. 42 f. Monografia (Graduação em Pedagogia – Habilitação de Séries Iniciais e Educação Infantil do Ensino Fundamental) – Universidade do Contestado, Canoinhas, 2002.
RODRIGUES; Jefferson Luiz Maciel. Trabalho Infantil. Manual de Atuação do Conselho Tutelar. Brasília: MPT, 2013.
SILVA, Marisa Rodrigues da. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Natal: uma avaliação na perspectiva da Assistência Social. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Formação Profissional, Trabalho e Proteção Social; Serviço Social, Cultura e Relações) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
SILVA FILHO, Raimundo Barbosa; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educ. rev., v. 25, n. 3, dez 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/fF53XWVkxxbhpGkqvcfkvkH/?lang=pt#. Acesso em: 3 fev. 2022.
WPENSAR. 2018. Disponível em: https://blog.wpensar.com.br/gestao-escolar/o-que-e-gestao-escolar/. Acesso em: 3 fev. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.