GESTIÓN PEDAGÓGICA: DESERCIÓN ESCOLAR CAUSADA POR EL TRABAJO INFANTIL EN EL MUNICIPIO DE PALHOÇA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1376

Palabras clave:

propone discutir el trabajo infantil

Resumen

El tema propone discutir el trabajo infantil y sus consecuencias en el campo de la educación y cómo la gestión pedagógica puede contribuir a la prevención de la deserción escolar causada por el trabajo infantil. La investigación busca responder al siguiente problema: ¿Cuál es el papel de la gestión pedagógica en la prevención del abandono escolar causado por el trabajo infantil? Para ello, buscamos en el objetivo general analizar el papel de la gestión en la deserción escolar causada por el trabajo infantil en tres escuelas de la red municipal de la ciudad de Palhoça (SC). La investigación, realizada en tres escuelas públicas de la ciudad de Palhoça, se caracterizó por un enfoque cualitativo. Los datos fueron obtenidos a través de un cuestionario aplicado a los gestores, seguido de una entrevista, con el objetivo de profundizar los datos incautados en el Censo Escolar y el Programa para la Erradicación del Trabajo Infantil - PETI. Este Trabajo de Conclusión del Curso también contempla el debate sobre una gestión democrática como un derecho conquistado, entendiendo que cada lugar tiene su especificidad a través de todos los agentes educativos y su mejor manera de construir la escuela. 

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Biografía del autor/a

Francielly Souza

Graduada em Serviço Social pela UFSC. Atualmente é estudante do Curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça. Trabalha na secretária Municipal de Palhoça. Estuda temas aderentes ao: Trabalho infantil e gestão escolar.

Andreia de Bem Machado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Maringá (2019), mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é professora estágio anos iniciais da Faculdade Municipal de Palhoça, professora do Centro Universitário Facvest, professora adjunta da Faculdade do Vale Itajaí Mirim, professora orientadora do Centro Universitário Leonardo da Vinci, avaliadora institucional INEP do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e professora orientadora do Centro Universitário Internacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:inovação, gestão, educação a distância, conhecimento significativo, ambiente virtual de aprendizagem e ensino-aprendizagem

Vera Regina Lúcio

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2006), Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (1980), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental ? UTIC (2018). Atualmente é professora efetiva da Faculdade Municipal de Palhoça e do Centro Universitário Municipal de São José, em ambas instituições no Curso de Pedagogia . Atuando, principalmente, nas áreas da aprendizagem, formação docente, espaço, elementos curriculares, gestão escolar, planejamento, avaliação e estágio (Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Gestão) e Orientação de TCC.

Citas

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Publicado

22/04/2022

Cómo citar

Souza, F., Bem Machado, A. de, & Regina Lúcio, V. . (2022). GESTIÓN PEDAGÓGICA: DESERCIÓN ESCOLAR CAUSADA POR EL TRABAJO INFANTIL EN EL MUNICIPIO DE PALHOÇA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341376. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1376