MOTIVACIÓN DE LOS ESTUDIANTES DE MAESTRÍA EN GESTIÓN DE ORGANIZACIONES PÚBLICAS: ANÁLISIS DESDE LA ESCALA DE MOTIVACIÓN ACADÉMICA (EMA)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3794Palabras clave:
Motivación, Escala de Motivación Académica, Máster.Resumen
El estudio analiza la motivación de los estudiantes de maestría del Programa de Posgrado en Gestión de Organizaciones Públicas de la Universidad Federal de Santa María, utilizando la Escala de Motivación Académica. La escala utilizada buscó medir, a partir de constructos, la motivación extrínseca (control externo, introyección e identificación) y la motivación intrínseca (experimentar estímulos, para realizar y conocer) y, además de la dimensión de desmotivación. El enfoque de la investigación fue cuantitativo, aplicando 8 entrevistas con un estudiante de maestría, todos técnicos administrativos de la Universidad Federal de Santa María. En este contexto, el palanca inicial de entrar en el máster está en la motivación extrínseca (remuneración), pero sin desprenderse de las motivaciones intrínsecas (experimentar estímulos y saber), además de las extrínsecas (competencia profesional). Así, las motivaciones extrínsecas están más presentes en las respuestas de los estudiantes.
Descargas
Citas
ARAÚJO, P. C.; MIGUEL, S. Motivações dos discentes do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para publicar em periódicos científicos no domínio do Direito. Perspectivas em Ciência da Informação, v.22, n.1, p.38-56, jan./mar. 2017;
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011;
BARROS, R. S. Contribuições para a gestão dos mestrados profissionais: identificação das boas práticas. (Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas, Universidade Federal de Santa Maria, 2016;
CAVENAGUI, A. R. Uma perspectiva autodeterminada da motivação para aprender língua estrangeira no contexto escolar. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, 2009;
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum, 1985;
DURSO, S. O.; CUNHA, J. V. A.; NEVES, P. A.; TEIXEIRA, J. D. V. Fatores Motivacionais para o Mestrado Acadêmico: uma Comparação entre Alunos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas à luz da Teoria da Autodeterminação. R. Cont. Fin. – USP, São Paulo, v. 27, n. 71, p. 243-258, mai./jun./jul./ago. 2016;
FERREIRA, L. M. Mestrado Profissional e seus desafios. Rev. Col. Bras. Cir. V. 42, n. 1: 9-13, 2015;
FISCHER, T. Seduções e Riscos: a experiência do mestrado profissional. RAE, v. 43, n. 2, 2003;
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008;
GUIMARÃES, S.; BUROCHOVITCH, E. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004;
GUIMARÃES, S. É. R.; BZUNECK, J. A. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários. Ciência & Cognição. V. 13: 101-113, 2008;
HEGARTY, N. The Application of the Academic Motivation Scale to Graduate School
Students. The Journal of Human Resource and Adult Learning, v. 6, n. 2, p. 48-55, 2010;
KLEIN, F. A.; MASCARENHAS, A. O. Motivação, satisfação profissional e evasão no Serviço público: o caso da carreira de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 50, n. 1:17-39, jan./fev. 2016;
LEITE, L. R.; LIMA, J. O. G. O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de caso. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 96, n. 243, p. 380-398, maio/ago. 2015;
LOPES, L. M. S.; PINHEIRO, F. M. G.; SILVA, A. C. R. DA; ABREU, E. S. DE. Aspectos da Motivação Intrínseca e Extrínseca: Uma Análise com Discentes de Ciências Contábeis da Bahia na Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. vol. 5, n. 1, 2015;
MARTINELLI, S. C.; BARTHOLOMEU, D. Escala de motivação acadêmica: uma medida de motivação extrínseca e intrínseca. Avaliação Psicológica, v. 6, n. 1, pp.21-31, 2007;
NEPOMUCENO, L. D. O.; COSTA, H. G. Mapeamento de percepções na avaliação dos impactos do mestrado profissional no perfil do seu egresso. Produção, v. 22, n. 4, p. 865-879, set./dez. 2012;
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013;
REQUIA, R. A relação entre a motivação e desempenho escolar em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan. (Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Maria, 2012;
RYAN, R. M.; DECI, E. Self-Determination Theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-beimg. American Psychologist. V. 55, n. 1: 68-78, 2000;
SMITH, K.; DAVY, J.; ROSENBER, G. An examination of the validity of the academic motivation scale with a United Stavtes business student sample. Psychological Reports. Missoula, v. 106, n. 2, p. 323-341, 2010;
SOBRAL, D.T. Motivação do Aprendiz de Medicina: Uso da Escala de Motivação Acadêmica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19(1), 25-31, 2003;
STEINER, J. E. Qualidade e diversidade institucional na pós-graduação brasileira. Estudos Avançados, v. 19, n. 54, 2005;
VALLERAND, R.J.; PELLETIER, L.G.; BLAIS, M.R.; BRIÈRE, N.M.; SENÉCAL, C. E VALLIÈRES, E.F. The academic motivation scale: A measure of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education. Educational and Psychological Measurement, 52, 1003–1017, 1992;
VALLERAND, R.J.; PELLETIER, L.G.; BLAIS, M.R.; BRIÈRE, N.M.; SENÉCAL, C. E VALLIÈRES, E.F. On the assessment of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education: Evidence on the concurrent and construct validityof the Academic Motivation Scale. Educational and Psychological Measurement, 53, 159-172, 1993;
VASCONCELOS, F. C.; VASCONCELOS, I. F. G. Réplica 1 - As Dimensões e Desafios do Mestrado Profissional. RAC, Curitiba, v. 14, n. 2, pp. 360-366, Mar./Abr. 2010;
VIANA, G. S. Atitude e motivação em relação ao desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em administração em disciplinas de estatística. 199 f. (Dissertação de Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012;
VIANA, G. S.; VIANA, A. B. Motivação Acadêmica e sua Relação com o Desempenho Acadêmico; Um Estudo com Alunos do Curso de Graduação em Administração. Revista Administração em Diálogo, v. 19, n. 1, p. 64-88, 2017;
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.