O ENSINO DE QUÍMICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO AMAZÔNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.391Palavras-chave:
Ensino de química; Amazônia; Contextualização.Resumo
O ensino de química nem sempre é vinculado à prática e realidade dos discentes, fato que pode gerar a incompreensão dos conteúdos e desinteresse pela disciplina. Este artigo objetiva analisar o uso da contextualização regional dos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na disciplina de Química do ensino básico, relacionados ao contexto amazônico. A metodologia consistiu na análise dos livros didáticos do Ensino Médio adotados na rede federal e estadual (1º, 2º e 3º ano) e apresentou uma abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória. Os resultados obtidos mostram que os livros didáticos apresentam uma contextualização voltada mais para área do sul e sudeste, e uma carência representativa para a contextualização voltada para a região amazônica, principalmente nos livros do segundo ano. Dessa forma, faz-se necessário uma complementação dos conteúdos nas metodologias de ensino objetivando contribuir com essa lacuna.
Palavras-chave: Ensino de química; Amazônia; Contextualização.
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