DESAFIOS DE UM DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA PORTADOR DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • João Marcos Oliveira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5315

Palavras-chave:

Autismo. Ensino Superior. Inclusão. Pessoa Com Deficiência.

Resumo

De acordo com o  modelo  biomédico,  e  com  as  sintetizações  dos  principais  manuais diagnósticos  vigentes, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodivergente complexa que se manifesta por desafios na comunicação, interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Objetivos: problematizar a implementação das políticas de inclusão, buscando identificar os principais desafios que o estudante autista enfrenta na universidade, abrangendo aspectos pedagógicos, questões sociais e o suporte fornecido pelo núcleo de acessibilidade da instituição Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência. Resultados: A atuação do Núcleo de Acessibilidade e o apoio ao estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram essenciais no acolhimento inicial e na definição de estratégias educacionais. Observou-se que o perfil do discente é semelhante a relatos de ingresso tardio de neuroatípicos no ensino superior, refletindo as dificuldades enfrentadas desde a Educação Básica. A inclusão de profissionais de apoio que assumem funções de facilitação e mediação tem o potencial de influenciar positivamente o aprimoramento de habilidades sociais e cognitivas em indivíduos com TEA. Considerações: Embora a legislação brasileira tenha avançado no contexto da inclusão, ainda é possível observar uma lacuna entre as políticas, as concepções teóricas e as práticas adotadas nas instituições de ensino superior.

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Biografia do Autor

João Marcos Oliveira dos Santos

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

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Publicado

27/05/2024

Como Citar

Oliveira dos Santos, J. M. (2024). DESAFIOS DE UM DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA PORTADOR DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555315. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5315