INFLUÊNCIA HISTÓRICA E A APLICAÇÃO DE NOVAS CONCEPÇÕES EDUCATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1250

Palavras-chave:

ensino, matemática, ensino médio

Resumo

O presente artigo possui como temática a influência histórica do lúdico na matemática sendo uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, através de uma pesquisa qualitativa com base bibliográfica visa-se demonstrar o ensino da disciplina atualmente, necessitando de algumas mudanças em seus recursos e metodologias para que os alunos não a vejam mais como uma disciplina difícil de ser estudada. Deste modo, o presente artigo justifica-se pela necessidade fundamental dos profissionais da educação remodelarem as metodologias utilizadas no ensino de matemática, visando, especialmente, a ludicidade, capaz de mesclar o aprender ao prazer, fortalecendo relações sociais e contextualizando os conteúdos de forma a trazer uma vivência real aos alunos, onde os materiais concretos mostram-se extremamente relevantes para o alcance de jogos e brincadeiras matemáticas capazes de desenvolver com mais eficácia o aprendizado. É muito importante que os professores visam promover a transformação dos discentes e não o treinamento para a resolução de contas, portanto, este trabalho conclui-se da relação positiva da gama de possibilidades de utilização da ludicidade com o desenvolvimento do ensino da matemática.

 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Professor de Pedagogia, Química, Matemática, Geografia e Física, atuante na Educação Básica e Ensino Superior; Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA) e Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University).

  • Leidiane Aparecida dos Santos

    Graduada em Pedagogia – Universidades Estadual de Goiás – (UEG), Educação Física - Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa com Habilitação em Psicopedagogia – (FMB), Gestão Escolar (UNIASSELVI) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES).

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Publicado

27/03/2022

Como Citar

INFLUÊNCIA HISTÓRICA E A APLICAÇÃO DE NOVAS CONCEPÇÕES EDUCATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331250. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1250