ESTUDO DO ENSINO DA GINÁSTICA RÍTMICA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2357

Palavras-chave:

Educação Física; Ensino Fundamental; Ginástica Rítmica.

Resumo

A Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva de alta competitividade pelos elementos que a compõem: dança, teatro e música. Sua prática na escola é importante para o desenvolvimento integral do aluno, pois contribui para o desenvolvimento motor, psicomotor e socioafetivo. Diante disso, a pesquisa parte da seguinte problemática: Como os professores ensinam a Ginástica Rítmica nas escolas considerando os espaços e materiais específicos necessários? Com isso, foram definidos os seguintes objetivos para a pesquisa: o objetivo geral é descobrir se é possível o ensino da Ginástica Rítmica nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, anos finais, nas escolas Municipais de Lucas do Rio Verde-MT. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 4 professores das escolas municipais de Lucas do Rio Verde-MT, as quais receberam questionários via WhatsApp, e-mail e impressos. Conforme os dados coletados, e para o entendimento da pesquisa, estabeleceu-se que as práticas da Ginástica Rítmica não são abordadas nas aulas de Educação Física por ser uma modalidade que inclui materiais utilizados em competições de difícil acesso nas escolas, por serem de alto custo, o conteúdo não é de fácil aceitação por estar relacionado como uma prática feminina, criando uma rejeição do sexo masculino, e além de tudo, falta conhecimento dos professores sobre esta temática. Com isso, os materiais não devem ser o maior desafio dos professores perante as atividades que podem ser desenvolvidas, evidenciando que falta mais cuidado com a formação dos alunos.

 

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Biografia do Autor

  • Luane Kaline Cruz dos Santos

    Graduada em Educação Fisica pelo Centro Universitário Unilasalle de Lucas do Rio Verde - MT - Brasil

  • Nádia Ligianara Dewes Nyari

    Doutora em Engenharia de Alimentos (URI - Erechim - RS), Discente em Engenharia da Produção (UniLaSalle Lucas do Rio Verde - MT) e Administração (UniLaSalle Lucas do Rio Verde - MT). Graduação em Ciências Biológicas (URI - Santo Ângelo - RS), Especialização em Biologia Humana (UNIJUI - Ijuí - RS), MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach (LaSalle - Canoas - RS) e Mestrado em Engenharia de Alimentos (URI - Erechim - RS). Professora do Ensino Superior, Coordenadora, Presidente dos Núcleos Docente e Estruturante (NDEs) dos Cursos de Administração (ADM), Gestão da Produção Industrial (GPI) e Gestão em Agronegócio (AGO),

     

     

  • Moacir Juliani

    Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corporeidade e Ludicidade: GPCOL, Cuiabá, MT. Bolsista da CAPES. Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física, graduação em Lic Em Estudos Sociais 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco, Especialização em Orientação Educacional e mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Professor de Educação Física, dança, teatro, alfabetização na Escola Especial Helen Keller Mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Três de Maio - RS. Professor de História e Geografia no Ensino Fundamental e EJA como servidor do Estado do RS. Professor de ginástica, musculação e personal trainner na Academia de Ginástica Companhia do Corpo do Município de Três de Maio - RS. Professor de Educação Física e Orientação e Campismo na Sociedade Educacional Três de Maio. Coordenador do curso de Educação Física - Licenciatura do Unilasalle de Lucas do Rio Verde no Mato Grosso - MT. Professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFMT, Campus São Vicente. Coordenador dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia do Unilasalle de Lucas do Rio Verde - MT.

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

ESTUDO DO ENSINO DA GINÁSTICA RÍTMICA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122357. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2357