AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3051Palavras-chave:
Tecnologias, Informação, EnsinoResumo
Atualmente, a sociedade passa por um processo contínuo de globalização, principalmente com uma população jovem, o que acarreta avanços tecnológicos, principalmente aqueles relacionados à informação e comunicação. Nesse sentido, o que nos motiva a estudar esse tema é a necessidade de aprofundar o entendimento sobre a importância de integrar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) ao processo de ensino. É claro que as TICs tornam as salas de aula mais envolventes e os alunos têm a oportunidade de acumular conhecimento de forma autônoma e significativa. Nesse sentido, os grandes desafios da sociedade moderna exigem de todos nós uma reflexão sobre a educação contemporânea, que permite a modificação dos atuais métodos de ensino para proporcionar interações diversificadas para as novas gerações com diferentes formas de ensinar, aprender e agir, e, assim, têm a cultura popular modernista e os métodos de ensino em torno dela. Portanto, diante das pesquisas e leituras feitas durante esse processo, percebe-se que as TICs fornecem acesso rápido a informações atualizadas por meio de mecanismos de busca automatizada, sugerindo que elas realmente contribuam para o processo de ensino para a docência nas escolas. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar as contribuições das tecnologias da informação e comunicação para a formação docente.
Downloads
Referências
CLOCK, L. M.; PEREIRA, A. L.; LUCAS, L. B.; MENDES, T. C. Profissão docente no século XXI: concepções do professor sobre seu papel na sociedade contemporânea. Conjuctura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 23, n. 1, 2018.
COSME, A. Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 757-776, 2017.
CUNHA, M. J. dos S. Formação de professores: um desafio para o século XXI. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10., 2009. Braga, Portugal. Anais [...] Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2019.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho Científico. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2018.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MASETTO, M. T. Desafios para a docência no Ensino Superior na contemporaneidade. In: CAVALCANTE, M. M. D.; SALES, J. A. M. de; FARIAS, I. M. S. de F.; LIMA, M. do S. L. (org.). Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola e formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, v. 4, 2015.
MEZZAROBA, O. e MONTEIRO, C. S. Manual de metodologia da pesquisa do Direito. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
SANTORI, A. S.; HUNG, E. S.; MOREIRA, P. J. Uso das TICs como ferramentas de ensino aprendizagem, 2016.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24.ed. São Paulo: Cortez, 2016.
VERGNA, M.; SILVA, A. Formação dos professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Revista Intersaberes. Vol.13 nº28 janeiro/abril de 2018.
XAVIER, L. G. Para além da didática: desafios da escola e do professor do século XXI. Exerdra: Didática do Português: Investigação e Prática, Coimbra, Portugal, n. 1, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.