SOCIEDADE XAVANTE E EDUCAÇÃO: UM OLHAR FOCADO NO CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA E NA LEGISLAÇÃO ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3062Palavras-chave:
Sociedade Xavante, Educação, EnsinoResumo
Por meio da edificação deste trabalho, busca-se refletir acerca do currículo voltado para a educação indígena, tendo em vista um olhar preocupado com a formação docente indígena, com base em documentos norteadores da educação. Assim, este trabalho busca colaborar para futuros debates acerca de motes que se mostrem pertinentes à constituição de currículos, educação escolar indígena e ainda acerca da formação docente, por meio de uma abrangência de que o currículo escolar se caracteriza como sendo uma das ferramentas de maior seriedade no ambiente educacional, como também na sociedade, sendo uma clara questão de poder, pois, aquele que o detém estabelece o pensamento de que a edificação da identidade está se arquitetando ali. Desta forma, compreende-se que ele é uma ferramenta de transmissão de conteúdos, de valores e de cultura. Em suma, este estudo, por meio de sua pesquisa de caráter bibliográfico, assinala para a indigência de se formar professores para a educação indígena, buscando-se, com isso, que exista uma maior vivência com a realidade dos estudantes indígenas e ainda com sua valorização como verdadeiros sujeitos sociais e culturais.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição de República Federativa do Brasil de 1988. Brasilia, 05 de outubro de 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
LIMA, Marceline de. LEMOS, Maria de Fátima. ANAYA, Viviani. Currículo escolar e construção cultural: uma análise prática. Dialogia, São Paulo, v. 5, 2006.
SANTOS, Jonise Nunes. PAIVA, Nataliana de Souza. MENEZES, Anna Karen Alves. SEFFAIR, Pricilla Maciel. CARVALHO, Priscila. Curriculo de Formação de Professores indígenas e Políticas Públicas Específicas. 2006.
SANTOS, Lucíola Licinio. Currículo em tempos difíceis. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45. jun. 2006.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Demerval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da base nacional comum curricular. Revista de educação Movimento, ano 3, número 4 – 2016.
SIMAS, Hellen Cristina Picanço. PEREIRA, Regina Celi Mendes. Desafios da educação escolar indígena. Revista escrita, Gavea/RJ, nº 11, 2010.
SOUZA, Selma Maria Ferreira de. Saberes docentes, saberes indígenas: Um estudo de caso sobre o ensino de ciências entre o povo Xucuru do Orurubá. Recife, fevereiro, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.