SOCIEDADE XAVANTE E EDUCAÇÃO: UM OLHAR FOCADO NO CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA E NA LEGISLAÇÃO ATUAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Alana Ferraz Almeida
  • Tâmara Leite Bezerra Costa
  • Leide Ane da Silva Pereira
  • Rafaela da Conceição Martins dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3062

Palavras-chave:

Sociedade Xavante, Educação, Ensino

Resumo

Por meio da edificação deste trabalho, busca-se refletir acerca do currículo voltado para a educação indígena, tendo em vista um olhar preocupado com a formação docente indígena, com base em documentos norteadores da educação. Assim, este trabalho busca colaborar para futuros debates acerca de motes que se mostrem pertinentes à constituição de currículos, educação escolar indígena e ainda acerca da formação docente, por meio de uma abrangência de que o currículo escolar se caracteriza como sendo uma das ferramentas de maior seriedade no ambiente educacional, como também na sociedade, sendo uma clara questão de poder, pois, aquele que o detém estabelece o pensamento de que a edificação da identidade está se arquitetando ali. Desta forma, compreende-se que ele é uma ferramenta de transmissão de conteúdos, de valores e de cultura. Em suma, este estudo, por meio de sua pesquisa de caráter bibliográfico, assinala para a indigência de se formar professores para a educação indígena, buscando-se, com isso, que exista uma maior vivência com a realidade dos estudantes indígenas e ainda com sua valorização como verdadeiros sujeitos sociais e culturais.

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Alana Ferraz Almeida

    Bacharelado em Direito pela UNIRIOS. Licenciada em Pedagogia pela UNEB. Pós graduada em Psicopedagogia Clínico- Institucional e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Tâmara Leite Bezerra Costa

    Graduação em Pedagogia. Pós graduação em Gestão e Planejamento Educacional e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Leide Ane da Silva Pereira

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Pós graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade São Luiz de França- Sergipe e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Rafaela da Conceição Martins dos Santos

    Graduada em Pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acarú – CE (UVA); Graduanda em Letras – Língua Portuguesa - Formação Pedagógica - Universidade Estácio de Sá – (ESTÁCIO) ; Especialista em Educação de Jovens e Adultos – Centro Universitário Faveni – (FAVENI); Especialista em Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil - Faculdade Instituto Brasil de Ensino – IBRA; Especialista em Educação Especial - Faculdade Instituto Brasil de Ensino – IBRA; Especialista em Educação Infantil e Alfabetização - Centro Universitário Maurício de Nassau – Recife; Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Faculdade Ibra de Minas Gerais – FIBMG; Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA).

Referências

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Publicado

30/04/2023

Como Citar

SOCIEDADE XAVANTE E EDUCAÇÃO: UM OLHAR FOCADO NO CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA E NA LEGISLAÇÃO ATUAL. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453062. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3062