O ENSINO HÍBRIDO INTEGRADO AO PROCESSO QUE ESTRUTURAM AS TIC NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Rafaela Ribeiro Marinho
  • Elizabeth Martins Ramos Antunes
  • Maria Aparecida dos Santos
  • Vanilce Maria de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3415

Palavras-chave:

Educação, Híbrido, Processo

Resumo

Este artigo visa entender sobre o acesso à informação e ao conteúdo direcionado à educação híbrida. Considerando tais fatores, o objetivo geral é uma proposta pedagógica no ensino híbrido integrado aos processos que estruturam as TIC. Os objetivos específicos permeiam ministrar uma proposta de formação à importância do conhecimento direcionado ao ensino híbrido integrado ao processo ensino-aprendizagem no contexto escolar para os professores atuantes no Centro Universitário UNA Sete Lagoas/MG. Tal metodologia é caracterizada através de uma pesquisa empírica quantitativa ao setor educacional, em 2023, no Centro Universitário UNA. Descrevendo a realidade desse novo contexto, os professores direcionaram suas experiências com o uso das TIC. Nesse cenário, optou-se para recolha dos dados, através de um questionário estruturado com perguntas fechadas.  A pesquisa permite compreender os principais fatores na integração entre aluno e tecnologia vinculada ao ensino híbrido. Diante dessas novas influências, observou-se que é conciso distinguir as funções do ensino a distância necessárias para sua implementação efetiva aos novos modos de comunicação. Portanto, pode expandir essa nova visão sobre determinados fatores, instituindo um ambiente ajustado nas discussões e na liberdade, no emprego do ensino nessas duas modalidades de aprendizado. Concluiu-se que o ensino híbrido integrado ao processo que estruturam as TIC no ensino-aprendizagem, é de grande importância, já que colabora em direção ao conhecimento, para o progresso do ensino, de um procedimento responsável ao ensino e aprendizagem, sendo dinâmico para a integração entre aluno e tecnologia.

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Biografia do Autor

  • Rafaela Ribeiro Marinho

    Graduação em Marketing pela Universidade Metodista Izabela Hendrix; Pós Graduação em Educação a distância - gestão e tutoria, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Graduanda em Letras pela Universidade Católica de Brasília; Mestranda em Educação pela Universidad Del Atlântico.

  • Elizabeth Martins Ramos Antunes

    Professora na rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro e na Fundação Municipal de Educação no município de Niterói. Graduada em Letras Português Literatura pela UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira e pós graduada em Educação Ambiental pela UNICID- Universidade Cidade de São Paulo Mestranda em Educação pela Unimix-MX.

  • Maria Aparecida dos Santos

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

  • Vanilce Maria de Medeiros

    PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

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Publicado

01/07/2023

Como Citar

O ENSINO HÍBRIDO INTEGRADO AO PROCESSO QUE ESTRUTURAM AS TIC NO ENSINO-APRENDIZAGEM. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473415. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3415