MATEMÁTICA DO ZERO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3533Palavras-chave:
Quatro operações. Lúdico. Dificuldades.Resumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar uma proposta pedagógica para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, da matemática do zero, e as concepções das quatro operações fundamentais da Matemática. São abordadas as dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental, considerando que nesta etapa do ensino, os alunos já deveriam ter domínio da disciplina, porém, os métodos de ensino mudaram radicalmente na última década e a melhor maneira de entreter os alunos é realizando atividades lúdicas e jogos que englobem exercícios que precisem realizar contas ao invés de distribuir para cada aluno uma lista de problemas matemáticos e explicar teoricamente como resolvê-los. O estudo foi realizado mediante pesquisas bibliográficas em artigos científicos abordando a temática e justifica-se pelo fato de haver dificuldade no aprendizado da Matemática para alunos do ensino fundamental, quando já deveriam saber realizar contas e resolver problemas matemáticos que envolvam as quatro operações. Conclui-se que a melhor maneira de trabalhar a Matemática com os alunos do ensino fundamental é com a inclusão de atividades lúdicas que englobem números e contas.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB 04/98 de 29 de janeiro de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 1998.
BUENO, S. Minidicionário da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: FTD, 2007.
CAILLOIS, R. Les jeux et lês hommes. Paris: Editions Gallimard, 1967.
D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 1989.
DINIZ. M. I. Materiais Manipulativos Para o Ensino das Quatro Operações Básicas. Coleção Mathemoteca. Volume 4. São Paulo: Mathema, 2012.
FRANCO, S. R. K. O construtivismo e a educação. 1.ed. Porto Velho: GAP, 1991.
GARCIA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem. Linguagem, leitura, escrita e Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GOMES, M. L. M. História do Ensino da Matemática: uma introdução. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2012.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora. 19 ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
LUCCHESI, D. C. Metodologia do Ensino da Matemática. 2. ed São Paulo: Cortez Editora, 1994.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, N. J. Matemática e língua materna. São Paulo: Cortez, 1995.
MEC, Diretrizes Curriculares Para a Educação Básica da Disciplina de Matemática. Secretaria de Estado de Educação do Paraná, 2008.
MIECHUANSKI, D. C. Sistemas de numeração e as operações matemáticas elementares – PDE 2008. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2405-6.pdf>
OLIVEIRA, J. S. B.; ALVES, A. X.; NEVES, S. S. M. História da Matemática: contribuições e descobertas para o ensino-aprendizagem de matemática. Belém: SBEM, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau. Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná. Curitiba: SEED/DEPG, 1990.
_________, Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Diretrizes curriculares da educação básica matemática. Curitiba: SEED, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf .
SCHMIDIT, A. Matemática – Por que Ensinar? Para que Aprender? Santa Maria: UFSM, 2007.
TOLEDO, M; TOLEDO, M. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo, SP. Martins Fontes Editora LTDA, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.