MATEMÁTICA DO ZERO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3533Palavras-chave:
Quatro operações. Lúdico. Dificuldades.Resumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar uma proposta pedagógica para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, da matemática do zero, e as concepções das quatro operações fundamentais da Matemática. São abordadas as dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental, considerando que nesta etapa do ensino, os alunos já deveriam ter domínio da disciplina, porém, os métodos de ensino mudaram radicalmente na última década e a melhor maneira de entreter os alunos é realizando atividades lúdicas e jogos que englobem exercícios que precisem realizar contas ao invés de distribuir para cada aluno uma lista de problemas matemáticos e explicar teoricamente como resolvê-los. O estudo foi realizado mediante pesquisas bibliográficas em artigos científicos abordando a temática e justifica-se pelo fato de haver dificuldade no aprendizado da Matemática para alunos do ensino fundamental, quando já deveriam saber realizar contas e resolver problemas matemáticos que envolvam as quatro operações. Conclui-se que a melhor maneira de trabalhar a Matemática com os alunos do ensino fundamental é com a inclusão de atividades lúdicas que englobem números e contas.
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