METODOLOGIAS ATIVAS: DOCÊNCIA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Silvania Maria Roque
  • Ivanira Rodrigues do Carmo
  • Veralucia Pereira da Silva Nascimento
  • Ivaney Vieira Pondé
  • Jaci Teresinha Blum da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3535

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação. Inteligência Artificial. Educação.

Resumo

Não é mais nenhuma novidade que o mundo vem se transformando significativamente ao longo dos tempos e permitindo que as pessoas realizem os seus trabalhos e atividades de inúmeras formas em seu cotidiano por conta do avanço tecnológico, o qual mantém a sociedade conectada constantemente. Essas mudanças revelaram que as pessoas não se comportam mais como no passado, uma vez que deixaram de lado os intercâmbios sociais, ou seja, o relacionamento pessoal entre os sujeitos para se manterem vinculadas ao mundo virtual, conhecendo novas pessoas, sem que haja qualquer proximidade entre elas. Ademais, percebeu-se que o acesso à informação se tornou muito mais fácil e rápido, diferentemente de antes, em que as pessoas precisavam se deslocar de suas residências para buscar informações em lugares específicos, como por exemplo a biblioteca e, a partir desse momento de flexibilidade, inúmeras estratégias foram usadas para melhorar o desenvolvido de atividades consideradas com alto teor de complexidade. Diante dessa perspectiva, verifica-se que o uso contínuo e constante das tecnologias que abarcam conceitos de Inteligência Artificial vem modificando a maneira como a sociedade, em geral, aprende, administra a sua vida e se relaciona com o outro, tanto pessoal quanto profissional. Assim sendo, ressalta-se que a Educação não ficou esquecida, pois a tecnologia também tem se mostrado bastante efetiva em suas contribuições acerca da melhoria da qualidade do ensino, trazendo inúmeras possibilidades de ensino-aprendizagem que flexibilizam a prática docente e potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Silvania Maria Roque

    Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

  • Ivanira Rodrigues do Carmo

    Graduada em Estética pelo Centro Universitário Claretiano, Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol pela UFRR. Pós graduada em Estética Avançada – Faculdade do Centro Oeste Paulista e Gestão Escolar Administração, Supervisão e Orientação – FACINTER. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Veralucia Pereira da Silva Nascimento

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade do estado da Bahia, pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Candido Mendes e mestranda em Educação pela Uneatlantico – Espanha.

  • Ivaney Vieira Pondé

    Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação Especialização em Formação de Professores.

  • Jaci Teresinha Blum da Silva

    Graduada em Pedagogia, Letras Português/Espanhol e Educação Física. Pós graduada em Educação Infantil/ Anos Iniciais/ Psicopedagogia, Educação Física Escolar e Educação Especial. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

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JORNAL DA USP. Inteligência artificial pode trazer benefícios na área da educação. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/inteligencia-artificialpode-trazer-beneficios-na-area-da-educacao/. Acesso em: mar/2019.

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SILVA, A. P. C. Aplicações de Sistemas Tutores Inteligentes na Educação a Distância: Possibilidades e Limites. In: Anais do Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. Brasília: ABED, 2006.

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Publicado

20/07/2023

Como Citar

METODOLOGIAS ATIVAS: DOCÊNCIA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473535. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3535