POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DIREITOS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Andresa Accadrolli Gobatto
  • Maria Betânia de Oliveira Marques
  • Patrícia Regina Barbosa Gomes
  • Sirlene Batista Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3578

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Ensino, Deficiências

Resumo

A subjetividade da pessoa com deficiência é construída a partir de diferenças simbólicas ou exclusões diversas. A sua aparência, a sua relação com a sociedade caracteriza-se por práticas quase sempre prejudiciais e estigmatizantes e que atentam contra os direitos dos outros. A ânsia do governo por formas diferentes de agir, ser e pensar se manifesta quando as normas são rigidamente definidas, eliminando tais diferenças. Em 2008 o Brasil internalizou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de acordo com o tratado, o país teria que produzir políticas de inclusão e outros meios de proteger os Direitos Humanos dos deficientes e, ainda esses indivíduos passariam a ser visto como sujeitos de direitos, de modo que eliminaria barreiras sociais, funcionais e informativas. Desse modo, trouxe uma conquista de igualdade social e direitos conquistados para gerar a igualdade entre os deficientes e o restante da população. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar os direitos dos estudantes com deficiência.

 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Andresa Accadrolli Gobatto

    Graduada em Matemática pela Unisinos e Pedagogia pela Unicesumar. Pós graduada em Matemática, Mídias Digitais e Didáticas: Tripé na Formação do Professor de Matemática, Educação Inclusiva com Ênfase em Avaliação Diagnóstico Escolar, Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Psicomotricidade e Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Maria Betânia de Oliveira Marques

    Gestão em Recursos Humanos pela Universidade Paulista – (UNIP), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – (UFAL), pós-graduada em Educação em Direitos Humanos pela Federal de Alagoas – (UFAL) e mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico – Espanha (UNEA).

  • Patrícia Regina Barbosa Gomes

    Graduada em Educação Básica - Anos Iniciais do Ensino fundamental. Pós graduada em Docência na Educação infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Sirlene Batista Teixeira

    Licenciada em Letras/Português pela UFG. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

26/07/2023

Como Citar

POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DIREITOS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473578. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3578