CURRÍCULO E TECNOLOGIAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁXIS PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3662Palavras-chave:
Educação inclusiva, Formação docenteResumo
Esta pesquisa visa apresentar a educação, formação docente e práxis pedagógicas. O lúdico deve ser introduzido diante das práticas dentro de sala de aula para promover um aprendizado mais favorável, ajudando também na socialização entre os alunos. Os jogos devem ser proporcionados por meio de atividades psicomotoras em um ambiente motivador. A brincadeira é ideal para que o aluno possa expressar seus sentimentos, sendo isto um instrumento muito importante durante as séries iniciais, que é a época em que a criança começa a ter vínculos com a sociedade. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros e acervos online; se caracterizou como pesquisa descritiva-exploratória com abordagem metodológica qualitativa. Conclui-se que as tecnologias visam melhorar a qualidade da construção da aprendizagem de alunos e educadores, pois trata-se de ferramentas muito utilizadas na contemporaneidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica - Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11 ed. São Paulo: Editora Loyola, 2003.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre o brinquedo, a criança e a educação. São Paulo: Duas Cidades. Editora 34, 2002.
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.
BOSSA, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed, 2007.
BRASIL. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
CERISARA, A. B. De como o Papai do Céu, o Coelhinho da Páscoa, os anjos e o Papai Noel foram viver juntos no céu. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2002.
COLE, M., COLE, S. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2003
FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individuação e formação. São Paulo: Paulus, 2003.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAETINGER, M.; HAETINGER, D. Jogos, Recreação e Lazer. IESDE: São Paulo, 2009
LEITE, Denise. Conhecimento social na sala de aula universitária e a autoformação docente. In: MOROSINI, Marília et al. (orgs) Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000, p. 53-60. 40.
OLIVEIRA, I. B. de; PAIVA, J. (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: SEPE-RJ, 2004.
PCN, Parâmetros curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília. MEC/SEF. 1997.
PERRENOUD, Phillip. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Moraes, 1967.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
PIAGET, J. A Psicologia da Criança. Rio de janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1998.
PIAGET, J. Biologie et connaissance. Paris, Gallimard, 1967.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. R.J. Guanabara,1987.
SANTOS, N. M. Problematização das dificuldades de aprendizagem. 24f. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Estadual de Londrina. Paraná, 2009.
SANTOS, S. M. P. dos (org). O lúdico na formação do educador. Petrópoles, RJ: Vozes, 1997.
SANTOS, S. M. P. dos. O lúdico na formação do educador. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.
VYGOSTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
UNICEF- United Nations Children's Fund. Convenção dos Direitos da Criança. 2004 Disponível em: http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.p. VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. Lisboa: Editora Antídoto, 1979.
WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 6º Ed. – Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2007.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.