CURRÍCULO E TECNOLOGIAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁXIS PEDAGÓGICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Andréa Aparecida Lemos
  • Adriana Maria da Silva
  • Wanderson Carvalho
  • Iraide Soares da Silva
  • Claudia Cristina de Sales

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3662

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Ensino

Resumo

Esta pesquisa visa apresentar a educação, formação docente e práxis pedagógicas. O lúdico deve ser introduzido diante das práticas dentro de sala de aula para promover um aprendizado mais favorável, ajudando também na socialização entre os alunos. Os jogos devem ser proporcionados por meio de atividades psicomotoras em um ambiente motivador. A brincadeira é ideal para que o aluno possa expressar seus sentimentos, sendo isto um instrumento muito importante durante as séries iniciais, que é a época em que a criança começa a ter vínculos com a sociedade. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros e acervos online; se caracterizou como pesquisa descritiva-exploratória com abordagem metodológica qualitativa. Conclui-se que as tecnologias visam melhorar a qualidade da construção da aprendizagem de alunos e educadores, pois trata-se de ferramentas muito utilizadas na contemporaneidade.

 

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Andréa Aparecida Lemos

    Graduada em Pedagogia e Letras. Pós graduada em Educação Especial e Análise do Discurso – Linguística. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Adriana Maria da Silva

    Graduada em pedagogia. Pós graduada em Relações Humanas e Metodologia da Arte. Mestranda em educação pela Uneatlantico.

  • Wanderson Carvalho

    Licenciado em Pedagogia pela UFPI/UAB e Filosofia pela UFPI/UAB. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Pós-Graduado em Contabilidade e Planejamento Tributário pela URSA - Universidade Raimundo Sá, Docência do Ensino Superior com ênfase em Gestão Escolar pela FECR - Faculdade Evangélica Cristo Rei e Gestão Escolar pela UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

  • Iraide Soares da Silva

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

     

  • Claudia Cristina de Sales

    Graduada em Ciências Biológicas. Pós graduada em Orientação Educacional. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

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Publicado

29/07/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

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Como Citar

CURRÍCULO E TECNOLOGIAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁXIS PEDAGÓGICA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e473662. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3662