UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE REALIDADE VIRTUAL APLICADAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3710Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Realidade Virtual, GeografiaResumo
Este artigo apresenta o uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino da geografia, para interação dos alunos do ensino médio, explorando sua relação com os conceitos e categorias da geografia. A Realidade Virtual oferece a experiência de imersão e interação permitindo que os alunos explorem ambientes virtuais e interajam com simulações do mundo real. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação englobam um conjunto diversificado de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. É possível proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado mais envolvente e significativa ao combinar Realidade Virtual com as TDICs para o ensino de conceitos e categorias da geografia. A Realidade Virtual pode simular a imersão em paisagens e ambientes geográficos distintos, desta maneira, os discentes podem ter a experiência de conhecer lugares que são distantes e diferentes das paisagens conhecidas. Além disso, permite que os docentes façam uma abordagem mais dinâmica e assim enriqueçam o ensino da geografia, estimulando o interesse dos discentes e facilitando a compreensão dos assuntos propostos pelo professor. Neste trabalho é apresentado um relato de experiência da aplicação da realidade virtual e das TDICs na disciplina de Geografia, em uma escola pública de ensino médio do interior do Estado do Amazonas, no âmbito do estágio supervisionado em licenciatura em computação.
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