UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE REALIDADE VIRTUAL APLICADAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3710

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais Da Informação E Da Comunicação, Realidade Virtual, Geografia.

Resumo

Este artigo apresenta o uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino da geografia, para interação dos alunos do ensino médio, explorando sua relação com os conceitos e categorias da geografia. A Realidade Virtual oferece a experiência de imersão e interação permitindo que os alunos explorem ambientes virtuais e interajam com simulações do mundo real. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação englobam um conjunto diversificado de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. É possível proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado mais envolvente e significativa ao combinar Realidade Virtual com as TDICs para o ensino de conceitos e categorias da geografia. A Realidade Virtual pode simular a imersão em paisagens e ambientes geográficos distintos, desta maneira, os discentes podem ter a experiência de conhecer lugares que são distantes e diferentes das paisagens conhecidas. Além disso, permite que os docentes façam uma abordagem mais dinâmica e assim enriqueçam o ensino da geografia, estimulando o interesse dos discentes e facilitando a compreensão dos assuntos propostos pelo professor. Neste trabalho é apresentado um relato de experiência da aplicação da realidade virtual e das TDICs na disciplina de Geografia, em uma escola pública de ensino médio do interior do Estado do Amazonas, no âmbito do estágio supervisionado em licenciatura em computação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Stefani Feitoza Monteiro

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 

  • Franciano Antunes

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Kleyson Lima Maciel

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Jennifer Azevedo da Cruz

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Darlan Rodrigues Campelo

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Matheus da Silva Gomes

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Alaor Rezende da Silva

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Elcilene Ferreira do Nascimento

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Referências

FREITAS, Wesley R S; JABBOUR, Charbel J C. UTILIZANDO ESTUDO DE CASO(S) COMO ESTRATÉGIA DE PESQUISA QUALITATIVA: BOAS PRÁTICAS E SUGESTÕES. Revista Estudo & Debate, [S.l.], v. 18, n. 2, dez. 2011. ISSN 1983-036X. Disponível em:http://www.meep.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view /560/550. Acesso em: 08 jun. 2023.

LACERDA, Andreson Lopes de Contribuições do design instrucional ao ensino presencial de física apoiado por ambiente virtual de aprendizagem / Andreson Lopes de Lacerda ; orientadora, Tatiana da Silva - Florianópolis, SC, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/107319/320467.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20. maio. 2023.

LEMOS, Hailton David. Microscópio Virtual Aplicado à Educação a Distância. Revista Cereus, v. 6, n. 2, p. 91 a 100-91 a 100, 2014.

MACIEL, Cristiano. Ambientes virtuais de aprendizagem. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/129865/mod_resource/content/1/Ambientes%20Virtuais.pdf. Acesso em: 13. abril. 2023.

MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira et al. Tecnologia digital na prática docente: o uso da realidade virtual (rv) no ensino de geografia. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62680 . Acesso em: 18. abril. 2023.

SCHUARTZ, A. S., & Sarmento, H. B. de M..(2020). Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, 23(3), 429–438. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p429 Acesso em:20. maio. 2023.

SILVA, Itállo Fernando de Freitas & Santos, Francisco Kennedy Silva dos. Reflexões sobre o ensino de geografia e a realidade virtual na prática docente. Disponível em: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.253549. Acesso em: 21. maio. 2023.

TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo. Educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. 3ª Ed. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2008.

Publicado

05/08/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE REALIDADE VIRTUAL APLICADAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483710. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3710