REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3781

Palavras-chave:

Estágio, Realidade Aumentada, Educação

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência realizado em uma escola estadual do interior do Amazonas durante o estágio supervisionado obrigatório aos cursos de licenciatura. Visto que proporciona ao graduando seu primeiro contato entre aluno-professor, por meio da observação, coparticipação e regência, proporcionando aos licenciados em computação vivenciar a dinâmica do trabalho docente, utilizando as tecnologias de informática na educação, relacionado teoria e prática. No primeiro momento foi realizada a observação das aulas ministradas pelo professor supervisor, para a identificação do assunto que os alunos tivessem dificuldades, para assim apresentar um plano de aula para o professor, tendo como material metodológico a tecnologia. Assim, foi concluído que os alunos tinham poucas aulas práticas, no entanto, seria uma ótima oportunidade para aplicar Realidade Aumentada para o ensino do conteúdo da Anatomia Humana, permitindo aos discentes uma aula atrativa e engajada. Conclui-se que a tecnologia trabalhada ao fim do Estágio Supervisionado II possibilita diversas formas para uma grande extensão no ensino, podendo atrair a atenção dos alunos e assim tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e prazeroso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Thainá Carneiro de Menezes

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas-UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Carauari-AM - NESCAR/UEA. Universidade do Estado do Amazonas.

Amanda Silva dos Santos

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas-UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Carauari-AM - NESCAR/UEA. Universidade do Estado do Amazonas.

Franciano Antunes

Mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil. Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Everton Oliveira dos Santos

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas-UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Carauari-AM - NESCAR/UEA. Universidade do Estado do Amazonas.

Marlon Ponciano Paulino

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas-UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Carauari-AM - NESCAR/UEA. Universidade do Estado do Amazonas.

Referências

AGÊNCIA PRIMEIRA PÁGINA. APP Realidade Aumentada. Versão 1.0. – Disponível: http://agenciaprimeirapagina.com.br/index.php/realidade-aumentada/. Acessado em: 12/03/2023 às 00:13:28.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995. p. 19.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Brasília, 1996.

FREITAS, E. M.; KAUFFMANN, C. The Importance of Supervised Internship in Undergraduate Education. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 3, p. 449-455, 2021.

KIRNER, C.; KIRNER, T. G.; GARBIN, T. R.; DAINESE, C. A. Livro de realidade aumentada para crianças portadoras de necessidades especiais (LIRA-ESPEC). 2007.

Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/100.pdf. Acesso em: 05. julh. 2023.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores Associados, 2017, p. 23.

SCHNEIDER, M. The Benefits of Technology in the Classroom. EdTech Magazine. Disponível em: https://www.edtechmagazine.com/k12/article/2018/10/benefits-technology-classroom. Acesso em: 05 de jun. de 2023.

UEA. Projeto Pedagógico de Curso – PPC. Curso de Licenciatura em Computação 2018 – Apêndices A, p. 76. Resolução CNE/CP 2. Itacoatiara, 2018.

Downloads

Publicado

04/08/2023

Como Citar

Carneiro de Menezes, A. T., Silva dos Santos, A., Antunes, F., Oliveira dos Santos, E., & Ponciano Paulino, M. (2023). REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS - BRASIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483781. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3781

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias