A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL NO AUXÍLIO AO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO INTERIOR DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3820

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Ensino-aprendizagem, Estágio Supervisionado.

Resumo

A Realidade Virtual é uma tecnologia em ascensão que demonstra grande potencial se utilizada no contexto educacional, oportunizando aos alunos a imersão em aulas mais contextualizadas e engajadoras. Associado a isso, cabe ao profissional licenciado em computação, quando inserido no ambiente escolar, intermediar esta modificação metodológica no ensino, agregando a tecnologia, atualmente tão habitual para a humanidade, no processo de ensino-aprendizagem, tornando esse mais descontraído e com o aluno como foco. Neste sentido, este artigo busca demonstrar um relato de experiência acerca do Estágio Supervisionado em Computação II, demonstrando as vivências ocorridas em uma escola de ensino médio, localizada na cidade de Carauari, interior do Amazonas, no qual se utilizou os mecanismos ofertados pela Realidade Virtual como ferramenta pedagógica para o ensino da disciplina de História.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus da Silva Gomes

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Antonio Wallace Mendonça de Souza

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Kleyson Lima Maciel

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Stefani Feitoza Monteiro

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Referências

ABT, C. C.; TURPIN, S. M. Simulações e Jogos Educacionais: Descobrindo a Verdadeira Aprendizagem Através da Ação. Porto Alegre: Penso, 2003.

ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Didática: a aprendizagem do pensar e do fazer. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

DEWEY, J. (2005). Democracia e educação. Edições Loyola.

FREIRE, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Edições Paz e Terra.

GIGI, Ercan. Sites in VR. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.ercangigi.sitesin3d&hl=en. Acessado em: 13/03/2023 às 19:37:15.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. Ed. Cortez, 2013.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2015.

MOSQUERA, G. et al. Publicaciones de experiencia en salud: significado e importância para el aprendizaje profesional. Aquichan, v. 16, n. 1, p. 106-117, 2016.

SILVA, J. M. Desafios da educação brasileira. Rio de Janeiro: Editora ABC, 2018.

UEA. Projeto Pedagógico de Curso – PPC. Curso de Licenciatura em Computação 2018 – Apêndices A, p. 76. Resolução CNE/CP 2. Itacoatiara, 2018.

Downloads

Publicado

18/08/2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL NO AUXÍLIO AO ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO INTERIOR DO AMAZONAS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483820. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3820