EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO I: O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3987Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Recursos Tecnológicos. Gamificação.Resumo
Este artigo descreve a vivência no Estágio Supervisionado em Computação I do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas. O estágio é uma etapa crucial na formação de futuros professores, conectando teoria e prática para refletir sobre métodos de ensino e transformar a aprendizagem. Realizado no Núcleo de Ensino Superior de Careiro, focando no uso de recursos tecnológicos e metodologias inovadoras. Dividido em observação, coparticipação e regência, o estágio proporciona uma experiência completa no ambiente escolar. Durante a regência, uma proposta didática de gamificação foi desenvolvida para tornar o ensino de História mais atrativo. O uso do aplicativo QR Code e da gamificação revelou resultados positivos, promovendo uma abordagem dinâmica e envolvente para o aprendizado. A interação entre teorias educacionais e práticas tecnológicas é enfatizada para enriquecer a experiência de aprendizado. O estágio oferece aos futuros educadores oportunidades de observar profissionais experientes, explorar áreas de atuação e refletir sobre suas escolhas de carreira. Isso contribui para o crescimento profissional, preparando-os para enfrentar desafios educacionais com base sólida. O foco na integração de recursos tecnológicos visa capacitar os professores a orientarem os alunos no uso eficaz das ferramentas tecnológicas. As experiências do estágio destacam a importância da interação entre professores e alunos, além do uso eficiente da tecnologia no ensino. Essas vivências enriquecedoras moldam professores competentes e prontos para abordar os desafios da educação contemporânea.
Downloads
Referências
AMAZONAS. Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação – CESIT/UEA. APÊNDICE “A”. Art. 1º - CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Art. 5º - CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS. 2015.
ANDRADE, Natalia Ferreira. Educação ambiental e prática pedagógica no ensino fundamental. Editora Oiticica, 2021. Disponível em: https://encurtador.com.br/jHNP6. Acesso em: 13 jul. 2023.
BORGES, Amanda Marques. Narrativa de experiência dos Estágios Supervisionados do Ensino Médio e suas dificuldades. 2023. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73465. Acesso em: 13 jul. 2023.
COSTA, Luana Estephany Gomes. Formação inicial e continuada: concepções dos licenciandos do Curso de Ciências Naturais/Biologia campus de Pinheiro-MA. 2022. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/5570. Acesso em: 13 jul. 2023.
DE ALMEIDA, Elaine Vieira; DOS SANTOS CANTUÁRIA, Laiane Lima; GOULART, Joana Correa. Os avanços tecnológicos no século XXI: desafios para os professores na sala de aula. REEDUC-Revista de Estudos em Educação (2675-4681), v. 7, n. 2, p. 296-322, 2021. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/reeduc/article/view/11738 . Acesso em: 13 jul. 2023.
DE OLIVEIRA PERES, Rodrigo et al. RELATOS DE EXEPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO ENSINO MÉDIO. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 7, p. e473688-e473688, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3688 . Acesso em: 13 jul. 2023.
DE OLIVEIRA, Welliton Soares et al. VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. REVISTA FOCO, v. 16, n. 5, p. e1896-e1896, 2023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/1896 . Acesso em: 13 jul. 2023.
DIAS, Rosilana Aparecida; DOS SANTOS, Josiane Cristina. Um olhar sobre o estágio supervisionado na Licenciatura em Computação. Lynx, v. 2, 2022. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/jqtmmltwlraxdfe2uq4jigvmbq/access/wayback/https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/download/39319/25451/169371 . Acesso em: 13 jul. 2023.
DOS SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; DA SILVA MONTEIRO, Jean Carlos. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, v. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583 . Acesso em: 13 jul. 2023.
FRANCISCO, Márcia Mangela. Formação continuada para professores do ensino fundamental anos iniciais: a importância das tecnologias digitais na prática docente. 2020. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24313 . Acesso em: 13 jul. 2023.
GONÇALVES, Bianca Siqueira et al. Base Nacional Comum Curricular: tudo sobre habilidades, competências e metodologias ativas na BNCC: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. Editora Dialética, 2020. Disponível em: https://encurtador.com.br/ivyAW . Acesso em: 13 jul. 2023.
MARQUES, Alenilson Santos; MARQUES, Jamille Santos. O papel da tecnologia educacional na transmissão de conhecimento na pandemia da Covid-19. Scientia Generalis, v. 2, n. 1, p. 65-76, 2021. Disponível em: http://www.scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/149 . Acesso em: 13 jul. 2023.
NETO, Sebastião Lino et al. ANÁLISE DO CONHECIMENTO QUÍMICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14436_TB2195_30112022201613.pdf . Acesso em: 13 jul. 2023.
SILVA, Amanda Karolayne Rodrigues et al. Aprender fazendo: breve relato de experiência a partir do estágio supervisionado em geografia (unimontes). Revista Ciranda, v. 4, n. 1, p. 54-66, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/1571 . Acesso em: 13 jul. 2023.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.