O USO DO TEMA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS COMO SUGESTÃO PARA APLICAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS EM ESCOLAS DA ZONA RURAL

Autores

  • Deivisson Mauricio Gomes Campos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4090

Palavras-chave:

Descargas atmosféricas. Ciência. Sequência didática.

Resumo

Este trabalho educacional apresenta uma sequência didática como sugestão para aplicação em aulas de Ciências, abordando o tema “Descargas elétricas atmosféricas”. O objetivo ao escolher o tema é propor uma aproximação entre a Ciência que se estuda na escola e os conhecimentos científicos que estão presentes no cotidiano dos alunos. É utilizada a metodologia do Arco de Maguerez a fim de nortear as aulas. Como base teórica são oferecidos os conhecimentos acerca dos processos elétricos que ocorrem na relação solo-atmosfera: o processo de eletrificação das nuvens e as descargas atmosféricas. O Brasil é apontado como o país com o maior índice de relâmpagos no planeta e atenta ao risco que o trabalhador rural está exposto, quando revela a alta incidência dessas descargas na zona rural. São apresentados os números relevantes de vítimas fatais por acidentes com raios nessa área. Sugere alguns comportamentos assertivos, que visam garantir a seguridade das pessoas que residem ou trabalham na zona rural.

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Biografia Autor

Deivisson Mauricio Gomes Campos

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

25/09/2023

Como Citar

Mauricio Gomes Campos, D. (2023). O USO DO TEMA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS COMO SUGESTÃO PARA APLICAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS EM ESCOLAS DA ZONA RURAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494090. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4090