A IMPORTÂNCIA DAS TICS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Sergio Antonio Dias Martins

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4898

Palavras-chave:

TICS. Educacional. Ensino-aprendizagem. Pedagogia

Resumo

O presente projeto tem como desafio mudanças significativas nos métodos de ensino no processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Devido à edificação das mudanças significativas na didática, surge a necessidades de mencionar estratégias metodológicas para a interação professor/aluno com emprego das ferramentas TICs no ensino superior no curso de pedagogia. O objetivo central do trabalho foi analisar o emprego das TICs no processo educacional, transformando a prática na educação superior no curso de pedagogia em uma instituição particular no município do Rio de Janeiro. A metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, com emprego de questões amplas explanadas no transcorrer da investigação. A relevância do artigo está em proporcionar meios específicos como uso das TIC direcionando finalidades positivas na atuação dos alunos quando as TICs são empregadas de forma adequada para complementar as filosofias pedagógicas existentes do professor. A partir dos resultados, podemos concluir que existem insuficientes exemplares de sucesso para a integração do uso das TICs pelos estudantes, assim, percebemos que os impactos positivos mais admissíveis, quando vinculado das TICs à Pedagogia, podem ter efeitos positivos na atuação dos alunos quando as TICs são empregadas de forma adequada para integrar o desenvolvimento das habilidades do século XXI, agregando um valor positivo na sua extensão dos processos de ensino-aprendizagem e ainda ao ensino acadêmico Superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Antonio Dias Martins

    Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER).

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa, v. 29, p. 327-340, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. Editora Moderna. 3. ed. São Paulo. 2006.

DE ARAUJO REIS, Anderson; DE VASCONCELOS, Carlos Alberto. TIC e as tecnologias assistivas. Devir Educação, v. 8, n. 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.802

FALCÃO, Felipe Wicks de Oliveira. Justiça digital: a inclusão da tecnologia ao serviço da resolução de conflitos. 2024. Dissertação (Mestrado) - Universidade Autónoma de Lisboa, Lisboa, 2024.

KENSKI, Luciana de Lúcia Loureiro Robson Carlos. Tecnodocência: Integração entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Docência na Formação do Professor. São Paulo: [s. n.]: 2019. E-Book Kindle.

LIMA, Robson Carlos Loureiro Luciana de. Tecnodocência: Integração entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Docência na Formação do Professor. São Paulo: [s. n.]: 2019. E-Book Kindle.

LONERGAN, Bernard. Tópicos de Educação: Conferências Sobre Filosofia da Educação. São Paulo: [s. n.]: 2019. E-Book Kindle.

LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: Uma Questão Paradigmática. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

MALHEIROS. Didática Geral. 2. ed. São Paulo: Editora LTC, 2019.

PAPERT, Seymour. Tecnologia e Inclusão Social: A Exclusão Digital em Debate. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Editora SENAC, 2008.

SANCHO, Juana Má. Para uma tecnologia educativa. [S. l.]: Horsori, 2001.

VITTORIA, Paolo et al. Filosofias da Educação. São Paulo: Editora Appris, 2015.

WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e Inclusão Social: A Exclusão Digital em Debate. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Editora SENAC, 2006.

Downloads

Publicado

07/03/2024

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DAS TICS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e534898. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4898