A IMPORTÂNCIA DAS TICS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4898Palavras-chave:
TICS. Educacional. Ensino-aprendizagem. PedagogiaResumo
O presente projeto tem como desafio mudanças significativas nos métodos de ensino no processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Devido à edificação das mudanças significativas na didática, surge a necessidades de mencionar estratégias metodológicas para a interação professor/aluno com emprego das ferramentas TICs no ensino superior no curso de pedagogia. O objetivo central do trabalho foi analisar o emprego das TICs no processo educacional, transformando a prática na educação superior no curso de pedagogia em uma instituição particular no município do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada à metodologia da foi baseada em uma abordagem qualitativa com emprego de questões amplas explanando no transcorrer da investigação. A relevância do artigo está em proporcionar meios específicos como uso das TIC direcionando finalidades positivas na atuação dos alunos quando as TICs são empregadas de forma adequada para complementar as filosofias pedagógicas existentes do professor. A partir dos resultados podemos concluir que, existem insuficientes exemplares de sucesso para a integração do uso das TICs pelos estudantes, assim, percebemos que os impactos positivos mais admissíveis quando vinculado das TICs à Pedagogia podem ter efeitos positivos na atuação dos alunos quando as TICs são empregadas de forma adequada para integrar o desenvolvimento das habilidades do século XXI, agregando um valor positivo na sua extensão dos processos de ensino-aprendizagem e ainda ao ensino acadêmico Superior.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa, v. 29, p. 327-340, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. Editora Moderna. 3. ed. São Paulo. 2006.
DE ARAUJO REIS, Anderson; DE VASCONCELOS, Carlos Alberto. TIC e as tecnologias assistivas. Devir Educação, v. 8, n. 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.802
FALCÃO, Felipe Wicks de Oliveira. Justiça digital: a inclusão da tecnologia ao serviço da resolução de conflitos. 2024. Dissertação (Mestrado) - Universidade Autónoma de Lisboa, Lisboa, 2024.
KENSKI, Luciana de Lúcia Loureiro Robson Carlos. Tecnodocência: Integração entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Docência na Formação do Professor. São Paulo: [s. n.]: 2019. E-Book Kindle.
LIMA, Robson Carlos Loureiro Luciana de. Tecnodocência: Integração entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Docência na Formação do Professor. São Paulo: [s. n.]: 2019. E-Book Kindle.
LONERGAN, Bernard. Tópicos de Educação: Conferências Sobre Filosofia da Educação. São Paulo: [s. n.]: 2019. E-Book Kindle.
LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: Uma Questão Paradigmática. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.
MALHEIROS. Didática Geral. 2. ed. São Paulo: Editora LTC, 2019.
PAPERT, Seymour. Tecnologia e Inclusão Social: A Exclusão Digital em Debate. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Editora SENAC, 2008.
SANCHO, Juana Má. Para uma tecnologia educativa. [S. l.]: Horsori, 2001.
VITTORIA, Paolo et al. Filosofias da Educação. São Paulo: Editora Appris, 2015.
WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e Inclusão Social: A Exclusão Digital em Debate. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Editora SENAC, 2006.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.