REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5152Palavras-chave:
Coronavírus. Covid-19. Educação. Ensino. Pandemia.Resumo
O objetivo da presente pesquisa é refletir acerca da educação em tempos de pandemia da Covid-19. Para tanto, as perguntas que se buscam responder ao final deste estudo se constituem em: Quais as consequências da pandemia da Covid-19 para a Educação? Quais foram as alternativas utilizadas pelas escolas para que o ensino não parasse durante a pandemia da Covid-19? Como o processo de ensino e aprendizagem aconteceu durante a pandemia da Covid-19? Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, ainda a pesquisa em questão pode ser considerada como qualitativa, básica e exploratória. Como principais resultados pode-se evidenciar que a pandemia da Covid-19, em 2020, ocasionou muitas mudanças nas maneiras de viver, muitos setores da sociedade tiveram que se adequar ao contexto de pandemia, que exigiu isolamento social e demais medidas protetivas. A escola foi um dos espaços mais atingidos negativamente por essa doença, que assolou o mundo. A educação passou a acontecer de maneira remota, trazendo junto consigo muitos desafios, sendo um dos principais o acesso à Educação, visto que muitos alunos não tinham acesso à internet ou a equipamentos tecnológicos. Além disso, muitos alunos caíram em seu rendimento escolar. Não só a sala de aula, mas a gestão escolar e demais profissionais da Educação também passaram por dificuldades nesse período e todos tiveram que se reinventar.
Downloads
Referências
BOCCHINI, Ana Gouvêa. Educação e Pandemia: lições do cotidiano a partir da experiência do fundamental II da Escola Nossa. Revista Desenvolvimento e Civilização, v. 04, n. 02, p. 329-345, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/76624. Acesso em: 02 mar. 2024.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Comunicação científica, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/. Acesso em: 10 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza Couto; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto Cruz. #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Interfaces Científicas - Educação, v. 08, n. 09, p. 200-217, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
DIAS, Érika. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 565-573, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/xtsmMwsHtnb366YzCh9zQrC. Acesso em: 18 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002901120001
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://pdfdocumento.com/gil-a-c-metodos-e-tecnicas-de-pesquisa-social-blog-do-professor-_59f7b94d1723ddde0f3dc077.html. Acesso em: 22 mar. 2024.
GRACINO, Elza Ribas et al. A pandemia e a Educação na Escola Pública: a dualidade do ensino e a diferença das classes sociais. Revista HISTEDBR On-line, v. 21, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8665300. Acesso em: 15 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8665300
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/view. Acesso em: 20 mar. 2023.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7237618/mod_resource/content/1/Marina%20Marconi%2C%20Eva%20Lakatos_Fundamentos%20de%20metodologia%20cient%C3%ADfica.pdf . Acesso em: 15 mar. 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf . Acesso em: 10 março de 2024.
ROSSI, Mayara et al. Desafios enfrentados por pedagogas na utilização de uma nova plataforma: aulas remotas em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21753 . Acesso em: 25 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21753
SANTOS, Claitonei de Siqueira Santos. Educação escolar no contexto de pandemia: algumas reflexões. Gestão & Tecnologia, Faculdade Delta, Ano IX, v. 1, n. 30, p. 40-46, 2020. Disponível em: https://www.faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/52. Acesso em: 20 nov. 2023.
SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n. 30, p. 110-118, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.