CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE ALIADAS AO ENSINO INTEGRADO, EDUCAÇÃO LIBERTADORA E GEOGRAFIA CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5437

Palavras-chave:

Ensino Integrado. Educação Libertadora. Geografia Crítica.

Resumo

Pretende-se, neste artigo, refletir sobre as confluências existentes nas propostas e ou modelos educacionais relacionados aos aspectos críticos, emancipadores e contextualizados, propostos pela abordagem CTS, isto é, a tríplice "Ciência, Tecnologia e Sociedade", assim como pelo Ensino Integrado (EI), a Educação Libertadora (EL) e a Geografia Crítica (GC). O referido estudo pautar-se-á na revisão bibliográfica de "Pedagogia do Oprimido" (Paulo Freire) e em "Geografia: pequena história crítica" (Antônio Carlos Robert de Moraes). No contexto crítico, a CTS, EI, EL e a GC, buscam promover uma educação ampla e integral dos cidadãos, também procuram auxiliar o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões cientificas, tecnológicas, sociais, políticas e ambientais.

 

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Biografia do Autor

Ozanir Silva de Almeida, .

Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Rondônia e Mestrado pelo Instituto Federal de Rondônia. Servidor público do município de Porto Velho-RO.

Josélia Fontenele Batista

Graduação em Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO.

Referências

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Publicado

06/07/2024

Como Citar

Silva de Almeida, O., & Fontenele Batista, J. (2024). CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE ALIADAS AO ENSINO INTEGRADO, EDUCAÇÃO LIBERTADORA E GEOGRAFIA CRÍTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575437. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5437