CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE ALIADAS AO ENSINO INTEGRADO, EDUCAÇÃO LIBERTADORA E GEOGRAFIA CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5437

Palavras-chave:

Ensino Integrado. Educação Libertadora. Geografia Crítica.

Resumo

Pretende-se, neste artigo, refletir sobre as confluências existentes nas propostas e ou modelos educacionais relacionados aos aspectos críticos, emancipadores e contextualizados, propostos pela abordagem CTS, isto é, a tríplice "Ciência, Tecnologia e Sociedade", assim como pelo Ensino Integrado, a Educação Libertadora e a Geografia Crítica. O referido estudo pautar-se-á na revisão bibliográfica de "Pedagogia do Oprimido" (Paulo Freire) e em "Geografia: pequena história crítica" (Antônio Carlos Robert de Moraes). No contexto crítico, a CTS, Ensino Médio Integrado, Educação Libertadora e a Geografia Crítica, buscam promover uma educação ampla e integral dos cidadãos, também procuram auxiliar o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões cientificas, tecnológicas, sociais, políticas e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ozanir Silva de Almeida, .

Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Rondônia e Mestrado pelo Instituto Federal de Rondônia. Servidor público do município de Porto Velho-RO.

Josélia Fontenele Batista

 

 

 

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

HOFSTEIN, A.; AIKENHEAD, G.; RIQUARTS, K. Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p. 357-366, 1988. DOI: https://doi.org/10.1080/0950069880100403

MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005.

OLIVEIRA, A. de et al. (Orgs.). Educação profissional em foco. Manaus: EDUA; São Paulo: Alexa Cultural, 2021.

OSORIO, C. O. M. La educación científica y tecnológica desde el enfoque en Ciencia, Tecnología y Sociedad: aproximaciones y experiencias para la educación secundaria. Revista IberoAmericana de Educação, Madrid, n. 28, p. 6181, 2002. DOI: https://doi.org/10.35362/rie280959

SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994.

Publicado

06/07/2024

Como Citar

Silva de Almeida, O., & Fontenele Batista, J. (2024). CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE ALIADAS AO ENSINO INTEGRADO, EDUCAÇÃO LIBERTADORA E GEOGRAFIA CRÍTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575437. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5437