CONCEPÇÕES DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6633Palavras-chave:
Inclusão escolar; Educação Inclusiva; Concepções; Escolas Públicas; CearáResumo
A inclusão escolar emerge como um dos grandes desafios da educação contemporânea, marcada pela complexidade de sua implementação nas escolas públicas municipais. Este artigo teórico busca analisar as diversas concepções de inclusão presentes nesse contexto, que frequentemente se manifestam de forma híbrida e multifacetada. Para tanto, investiga-se: Quais são as concepções de inclusão predominantes entre os profissionais das escolas públicas municipais de uma cidade do Ceará e como essas concepções influenciam as práticas pedagógicas e a organização escolar? O referencial teórico discute a evolução do conceito de inclusão, da integração à perspectiva inclusiva, abordando as barreiras para a aprendizagem (atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas e institucionais) e a importância das políticas públicas e da formação docente. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo, com busca em bases de dados como SciELO, Google Scholar e Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os descritores "Inclusão escolar", "Educação Inclusiva", "Concepções", "Escolas Públicas" e "Ceará" para o período de 2015 a 2024. Os resultados encontrados, embora a produção acadêmica sobre o Ceará seja ainda incipiente, indicam a presença de diversas concepções de inclusão e a manifestação de barreiras, reiterando a necessidade de aprofundamento na compreensão dessas realidades e no fomento a uma cultura educacional verdadeiramente inclusiva.
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