O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1268Palavras-chave:
inclusão de pessoas com deficiências, escola, exameResumo
A inclusão de pessoas com deficiências em escolas de ensino regular vem passando por diferentes tipos de desafios, estes que variam de acordo com cada realidade escolar. Sendo que há problemas relacionados à acessibilidade, déficit de capacitação dos profissionais da educação para trabalhar com alunos com deficiências e também a baixa adesão de tecnologias como forma de auxílio no processo educacional. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo identificar as concepções acerca da inclusão de pessoas com deficiência por intermédio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para o levantamento de dados, foram realizadas buscas no Periódico Capes e no Google Acadêmico, sendo que os dados foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), de maneira qualitativa. Verificou-se que as tecnologias são utilizadas como uma forma de suporte ao professor no processo de ensino aos alunos com deficiências e também contribuem para questões relacionadas à acessibilidade. Com isso, o uso de ferramentas tecnológicas podem proporcionar o desenvolvimento de diferentes tipos de habilidades aos estudantes.
Downloads
Referências
ABREU, B. M. Inclusão e Acessibilidade em tempos de Pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1, 2020.
ALBUQUERQUE, C. M. P.; PEREIRA, C. E. C. A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no ensino superior no Brasil e em Portugal. Educ. rev. (spe.3), Oct-Dec, 2017.
AMORIM, S. S. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial | v. 31 | n. 60 | p. 81-92 | jan./mar. 2018
BARBOZA, H. H.; JUNIOR, V. A. A. Reconhecimento e Inclusão Das Pessoas Com Deficiência. Revista Brasileira de Direito Civil – RBDCivil | Belo Horizonte, vol. 13, p. 17-37, jul./set. 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BONILHA, M. H. S.; MACHADO, T. A.; SILVA, M. C. C. C. Tecnologias Digitais e Deficiência Visual: A Contribuição Das Tic Para A Prática Pedagógica no Contexto da Lei Brasileira de Inclusão. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 6. n. 12, 2018.
CAMPOS, C. M. S.; PESSOA, N. M. A inserção das TIC na educação inclusiva: desafios e possibilidades. IV COLBEDUCA e II CIEE. Braga e Paredes de Coura, Portugal, 2018.
MEDEIROS, M. M.; QUEIROZ, M. J. Tics Na Educação: O Uso De Software Livre na Promoção da Acessibilidade. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Vol 1, 2018.
MELO, C. C. B. de O. .; LUCENA, A. M. A. de . Desafios Enfrentados Pelos Professores De Uma Escola Pública De Maragogi Para Inserir As Tics Como Recurso Pedagógico: Da Formação A Atuação Docente. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 279–293, 2021.
ONU. A experiência internacional com os impactos da COVID- 19 na educação. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/>. Acesso em: 29 set. 2021.
OLIVEIRA, I. M.; VIEIRA, A. B.; VICTOR, S. L. Educação Especial Inclusiva. Instituto Brasil Multicultural de Educação e Pesquisa. Campos do Goytacazes-RJ, 2017.
TEIXEIRA, M. L. O uso das TIC no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência. SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 127–157, 2019.
TRIÑANES, M. T. T. TICs na ETI: deficiência visual e a percepção de professores. FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas, n. 10, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.