ATIVIDADES DOMICILIARES DIRECIONADAS EM TEMPO DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICIPIO DE PACARAIMA/RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1466Palavras-chave:
Atividades Domiciliares Direcionadas;, Diversidade cultural, BNCC/DCRR/RRResumo
Com a Pandemia da Covid-19 as mudanças na educação provocaram uma série de preocupações que têm desafiado todos aqueles que a compõem. Secretarias tanto municipais quanto estaduais tiveram que repensar o ensino, a prática e o fazer pedagógico de maneira que atendesse todas as etapas da educação básica. Sendo assim, aulas remotas tornou-se uma alternativa de ensino neste momento, em que um dos desafios estar em mediar a integração intercultural das aulas e das atividades desenvolvidas. O município de Pacaraima/Roraima está localizado na fronteira Brasil/Venezuela e apresenta uma grande diversidade cultural. Com isso, um plano de trabalho emergencial foi elaborado por gestores, coordenadores e professores resultando na entrega de apostilas sistematizadas e unificadas aos alunos da rede municipal de ensino. Diante disso esse artigo objetiva compreender quais as dificuldades que os professores apresentam na elaboração das atividades domiciliares direcionadas, em integrar as diferenças que permeiam o ambiente escolar, acerca de documentos como a BNCC e o DCR/RR? Deste modo, a metodologia adotada nesta investigação é o estudo de caso, com abordagem qualitativa, operacionalizada pela a entrevista estruturada. Os sujeitos da pesquisa são quatro professores de diferentes etapas de ensino da rede municipal.
Downloads
Referências
AMBROSETTI, N.B. O “Eu” e o “Nós”: trabalhando com a diversidade em sala de aula. In: Pedagogias das diferenças na sala de aula. Marli André (org.). São Paulo. Editora Papirus, 1999.
AMIGUINHO, A. (1992): Viver a formação. Construir a mudança. Lisboa, Educa/Instituto das Comunidades Educativas.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base Acesso em: out. 2020.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, Interculturalidade e Educação em direitos Humanos. Rev. Educ. Soc. Campinas, v. 33, nº 118, p.235-250, jan./mar. 2012.
CORTESÃO, Luiza; STOER, Stephen. R. A Interculturalidade e a educação escolar: dispositivos pedagógicos e a construção da ponte entre culturas. Inovação, 9. Ano, 1996.
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos sociais. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 20, n° 02, jul./dez. 2002.
MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Org.). Multiculturalismo: diferenças Culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
PERRENOUD, Philppe. Pedagogia diferenciada: das intenções às ações. Porto Alegre: Artemed, 2000.
RORAIMA. Documento Curricular de Roraima. Boa Vista, 2017.
WALSH, Catherine. La educación intercultural en la educación. Peru: Ministerio de Educación, 2001. Mimeografado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.