ATIVIDADES DOMICILIARES DIRECIONADAS EM TEMPO DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICIPIO DE PACARAIMA/RORAIMA

Autores

  • Monaliza Nayara Ribeiro Silva
  • Livia Késsia da Silva Rocha Soares

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1466

Palavras-chave:

Atividades Domiciliares Direcionadas;, Diversidade cultural, BNCC/DCRR/RR

Resumo

Com a Pandemia da Covid-19 as mudanças na educação provocaram uma série de preocupações que têm desafiado todos aqueles que a compõem. Secretarias tanto municipais quanto estaduais tiveram que repensar o ensino, a prática e o fazer pedagógico de maneira que atendesse todas as etapas da educação básica. Sendo assim, aulas remotas tornou-se uma alternativa de ensino neste momento, em que um dos desafios estar em mediar a integração intercultural das aulas e das atividades desenvolvidas. O município de Pacaraima/Roraima está localizado na fronteira Brasil/Venezuela e apresenta uma grande diversidade cultural. Com isso, um plano de trabalho emergencial foi elaborado por gestores, coordenadores e professores resultando na entrega de apostilas sistematizadas e unificadas aos alunos da rede municipal de ensino. Diante disso esse artigo objetiva compreender quais as dificuldades que os professores apresentam na elaboração das atividades domiciliares direcionadas, em integrar as diferenças que permeiam o ambiente escolar, acerca de documentos como a BNCC e o DCR/RR? Deste modo, a metodologia adotada nesta investigação é o estudo de caso, com abordagem qualitativa, operacionalizada pela a entrevista estruturada. Os sujeitos da pesquisa são quatro professores de diferentes etapas de ensino da rede municipal. 

 

 

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Biografias Autor

Monaliza Nayara Ribeiro Silva

Universidade Estadual de Roraima

Livia Késsia da Silva Rocha Soares

Especialista em Ensino de Línguas no Contexto de Diversidade Linguística, pela Universidade Estadual de Roraima-UERR, graduada em Pedagogia com ênfase em Educação Escolar Indígena, pela Universidade Estadual de Roraima-UERR . Atualmente sou professora efetiva na rede municipal de ensino de Boa Vista/RR. 

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Publicado

10/06/2022

Como Citar

Silva, M. N. R. ., & Silva Rocha Soares, L. K. da. (2022). ATIVIDADES DOMICILIARES DIRECIONADAS EM TEMPO DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICIPIO DE PACARAIMA/RORAIMA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361466. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1466