TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS DO ENSINO MÉDIO PARA O FAVORECIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1505Palavras-chave:
Ensino médio. Metodologias ativas. Aprendizagem significativa.Resumo
Esse artigo apresenta uma breve descrição sobre as metodologias ativas aplicadas para o favorecimento da aprendizagem significativa aos estudantes do Ensino Médio. Para tanto, os objetivos propostos são conceituar metodologia ativa, relacionar as metodologias ativas aos tipos de aprendizagem, identificar os tipos de metodologia ativa que podem ser usadas no ensino médio. A matriz metodológica configura-se de natureza qualitativa, com foco no tipo de pesquisa bibliográfica e documental. Demonstra-se nas considerações finais que o uso das metodologias ativas em sala de aula, motiva os estudantes a melhorarem o seu desempenho escolar, porque eles conseguem relacionar o conhecimento adquirido com suas atividades diárias do seu convívio social. Assim, acredita-se que as metodologias ativas adequadas a realidade dos estudantes e, se bem planejadas, são motivadoras e instigam os discentes a participarem das aulas e proporcionam uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.
BACICH, Lilian et al (Org) Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação; Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática; Porto Alegre: Penso,2018.
BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Seminário: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
BERGAMINI, Cecília W. Motivação: uma viagem ao centro do conceito. FGV-EAESP. RAE executivo. Vol I, N° 2. 2003. P. 63 – 67
BRASIL. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)] LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394/1996 – Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 288p.: 16 x 23 cm
BRASIL.Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
BRASIL.MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p. -2000. Acesso 10/10/2021
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso 2018.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos: Fundamentos Básicos [documento eletrônico]. 7 Ed. Rev. Atual. Barueri, SP: Manole, 2009. Reimpressão 2010
CORDOVIL, Maria Cícera; FABER, Myrian Abecassis. METODOLOGIA ATIVAS. Pós-graduação UNINORTE, Manaus, ano 12, v. 1, n. 3, ed. 1, p. 1-10, 6 nov. 2019.
CRESWELL, Jonh W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos e misto/ John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira Rocha. 2ed. Porto Alegre: Armed,2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. - 17. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. - (Coleção Leitura)
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIL, Antônio Carlos, 1946-Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. -
graduação UNINORTE, Manaus, p. 1-10, 21 nov. 2019.
HORN, Michael B. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação / Michael B. Horn, Heather Staker; [tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro; revisão técnica: Adolfo Tanzi Neto, Lilian Bacich]. – Porto Alegre: Penso 2015. Xxvi,292p.;25cm.
LIBÂNEO, J. C. Planejamento escolar. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.p.(221) –(247)
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 14.ed. São Paulo: Futura, 2011.
MORAN, José. Educação Híbrida. In BACICH, Lilian, NETO, Adolfo Tanzi, TREVISANI Fernando de Mello (Org). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. – Porto Alegre: Penso, 2015. 270 p.il.; 23 cm.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa:a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011a.
PEREIRA, A. et al. Storytelling Imersivo Colaborativo: Time2Play no Second Life. VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Fortaleza - CE, 2009 ISBN: 978-0-7695-3918-8, Ed. IEEE-CS, pp. 99-105. Disponível em http://groupware.les.inf.puc-rio.br
PEREIRA, Rodrigo. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: VI Colóquio internacional. Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, SE. 20a 22setembro de 2012.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar /Philippe Perrenoud; trad. Patrícia Chittoni Ramos. – Porto Alegre: Artmed, 2002.
SILVA, Luzina Mateus da. As metodologias ativas aplicadas nas turmas de 1º ano do ensino médio, em língua portuguesa. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Educação Universidad de La Integración de Las Américas, 2022.
VASCONCELLOS, Celso dos S: Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico Ladermos Libertad-1. 7º Ed. São Paulo, 2000.
XAVIER Spener, Leandro Carlos; FABER Abecassis, Myrian. EDUSCRUM: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ÁGEIS NO ENSINO SUPERIOR. UNINORTE, UNINORTE, ano 25, v. 1, n. 1, 14 nov. 2019. Pós-graduação, p. 1-10.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.