O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Claudia Elias Brito Cascalho
  • Maria Helena Menegussi

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1802

Palavras-chave:

Mídias digitais. Tecnologias. Ensino Aprendizagem. Infraestrutura. Formação Continuada.

Resumo

Com base na expressão mídias digitais, cada vez mais vêm sendo observados seu uso no contexto escolar, tendo em vista resultados positivos obtidos em sala de aula. Essas ferramentas tornaram-se essenciais no ensino no início do surto pandêmico, assim as aulas foram conduzidas no Brasil e no mundo. Foram meses,   anos de isolamento social imposto pelos governos, a fim de frear o avanço da doença. Assim, o  objetivo deste artigo foi conhecer quais são as principais tecnologias pedagógicas que o professor pode utilizar para tornar sua aula dinâmica e possibilitar que os alunos sejam os construtores de seus  próprios conhecimentos. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura sobre o tema, buscando  predominantemente artigos científicos, livros, ebook, suas apurações e resultados. Os resultados apontaram que as narrativas conectadas tiveram boa aceitação por parte dos alunos, ainda que alguns professores tenham dificuldades em tal aplicação, seja por receio do desconhecimento ou pela falta de infraestrutura na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Claudia Elias Brito Cascalho

    Graduada em Letras-Português/Inglês e suas Literaturas. Especialização em metodologia de Ensino na educação em Língua Portuguesa e Literatura brasileira e mestranda em Educação- especialização em formação de professores pela Fundação Universitária Iberoamericana – UNIB – Porto Rico.

  • Maria Helena Menegussi

    Graduada em Geografia pela Fundação Castelo Branco (FUNCAB). Pós graduada em Educação Transformadora: Pedagogia, fundamentos e práticas pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC – RS) e mestranda em Educação – especialização em formação de professores pela UNINI – México.

Referências

Almeida & PRADO, Maria E. B. B. Integração tecnológica, linguagem e representação. Recuperado em: http://www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso junho de 2022.

Caetano. A. C. M. (2022). Ferramentas de Produção de Conteúdos e Atividades. [e-book] Flórida: Must University.

Guareschi, P. A. (2005). Mídia, Educação e Cidadania. Petrópolis, RJ:

Vozes. Leão, L. (1999). O Labirinto da Hipermídia. São Paulo: Iluminuras.

Publicado

11/08/2022

Como Citar

O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. (2022). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381802. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1802