LIDERANÇA SERVIDORA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2944Palavras-chave:
Liderança servidora; Organização; Estratégia; CrescimentoResumo
O objetivo desse estudo é demostrar que a liderança servidora é um estilo que pode ser adotado como complemento a melhorar o serviço em qualquer esfera. No entanto, a pesquisa irá se concentrar na Administração Pública. A temática corrobora como uma opção para melhor desempenho no contexto das organizações e serviços públicos. Serão apresentados em linhas gerais, os desafios e conceitos da administração pública e serviços prestados nessa esfera. Como desafio oportuno, se buscará oferecer uma liderança que fará jus de como se pode prestar um serviço de forma holística e influenciadora. Uma liderança que agregue valores no âmbito pessoal e coletivo e que supra os anseios e necessidades das pessoas que buscam uma solução para a resolução de um problema. A pesquisa realizada fundamenta-se no estilo da liderança servidora que em seu surgimento, conceitos e características, oferece uma base sólida e eficaz na construção de relacionamentos contínuos entre líderes, liderados e serviços. Propondo, portanto, uma maior conscientização na performance dos envolvidos que é de servir uns aos outros.
Downloads
Referências
ARANTE, Rogério Novais. A utilização estratégica da liderança servidora no desempenho organizacional. Portal Educação, 18. 03. 2016. Disponível em:
https://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/72204/a-utilizacao-estrategica-da-lideranca-servidora-no-desempenho-organizacional. Acesso em 5 de outubro de 2016.
RICHARD, Blackaby.; HENRY, Blackaby. Liderança espiritual. 1ª Ed. Bompastor Brasil. SP. 2007.
CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos & influenciar pessoas. 51ª Ed. - São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas: Como as mudanças estão mexendo com as pessoas. 5. Ed. rev. e atual.- Barueri, SP: Manole, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humano: fundamentos básicos. 8. Ed. ver. e atua. Barueri, SP: Manole, 2016.
JENNINGS, Ken. Líder a serviço. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor/ James C. Hunter; tradução de A. B. Pinheiro de Lemos - Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
HUNTER, James. De volta ao mosteiro: o monge e o executivo falam de liderança e trabalho e equipe/ James Hunter; tradução de Vera Ribeiro; Rio de Janeiro: Sextante, 2014.
JONES, Laurie Beth. Jesus, o maior líder que já existiu, / Laurie Beth; tradução de Luiz Orlando Lemos - Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
MARINHO, Robson M. OLIVEIRA, Jayr F. Liderança: Uma questão de competência. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARTINS, Erika Camila Buzo et al. Liderança servidora: o modelo Southwest Airlines. Revista de Ciências Gerenciais, v. 16, n. 24, 2015. Disponível em:
http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/rcger/article/viewFile/1960/1862. Acesso 5 de outubro de 2016.
MAXWELL, John C., As 21 irrefutáveis leis da liderança: siga-as e as pessoas os seguirão. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.
OLIVEIRA, Alkindar de. Liderança saudável: a arte de desenvolver “visão de futuro” interpretando o presente. São Paulo: Academia de inteligência, 2007.
PAGOTI, Lucas Gonçalves de Almeida. Liderança na Gestão Pública. TCC. Centro de Ciências Socias – CCS – Departamento de Administração. RJ, 2019
QUEIROZ, Eugênio Sales. O líder moderno e seus desafios. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-lider-moderno-e-seus-desafios/36657/. Acessado em: 6 de outubro de 2016.
VIEIRA, Airton, Almeida de: Planejamento estratégico em recursos humano. 1ª ed. SP: Pearson Education do Brasil, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.