AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Patrícia Oliveira Danguí
  • Daisa Agostinho dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3066

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Informação, Escola

Resumo

Em todo o mundo vive-se em constante evolução tecnológica, isso se deve principalmente à globalização, desta maneira, um professor precisa estar sempre em aprimoramento, o que torna relevante o uso das tecnologias em sua formação continuada. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi compreender importância das novas tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. A metodologia secionada foi a revisão de literatura, onde a busca foi realizada utilizando a base de dados eletrônica: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e Google acadêmico. Como resultados, observou-se que existe a necessidade de pesquisar acerca dos conhecimentos dos professores, visto que se vive em um mundo de rápidas transformações proporcionadas pela comunicação instantânea. Concluiu-se que as TICs fazem total diferença no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos, lembrando que as TIC tornam as aulas mais atrativas e dinâmicas, oportunizando uma melhor absorção dos conteúdos.

 

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Patrícia Oliveira Danguí

    Graduada em Pedagogia / Universidade Paranaense – Unipar. Pós Graduada em Psicopedagogia: Clínica e Institucional / Faculdade de Tecnologia Alfa de Umuarama – ALFA e Neuropsicopedagogia e Educação Especial / Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – FAESI. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Daisa Agostinho dos Santos

    Graduada em zootecnia Bacharel pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), Biologia licenciatura pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e Pedagogia licenciatura pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Especialização em Educação no Campo e Psicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

24/04/2023

Como Citar

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443066. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3066