APRENDER NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROJETO ESCOLAR NOS 9 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3160

Palavras-chave:

Ensino da estatística, Projeto escolar

Resumo

Este artigo mostra uma reflexão de como trabalhar com projetos e proporciona um relato da experiência vivenciada através de um projeto escolar aplicado de forma prática com o propósito de transpor a teoria dos conteúdos de sala de aula para aplicação na aprendizagem da realidade escolar. O referido projeto trata de uma atividade prática com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Maceió-AL, Brasil, envolvendo noções básicas da estatística na disciplina da matemática. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento, com seus resultados, da implementação deste projeto na escola. O enfoque metodológico aplicado neste relato de experiência foi de cunho descritivo, através de uma pesquisa de campo com o uso do instrumento de pesquisa questionário fechado e caracterizado pela observação e participação dos alunos. Os resultados mostraram que nosso objeto de relato ao “tratar a teoria na prática de aprendizagem” criou um ambiente mais motivador para os alunos envolvidos, aumentou da autoestima e empatia com a disciplina, permitiu a verificação da aplicação entre teoria e prática e melhorou seus desempenhos escolares com a criação de um ambiente colaborativo de construção, observação e conhecimento de noções específicas tratadas em conteúdos específicos de sala de aula sobre a estatística. Além disso, revelou-se uma grande superação e dedicação dos alunos em amenizar todos os desafios encontrados, tornando-os protagonistas de seus conhecimentos.

 

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Biografias do Autor

  • Allan Gomes dos Santos

    Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia. Professor e Tutor modalidade EAD pela DEREAD/IFAL e CED/UAB/CAPES/UNCISAL. Professor supervisor Programa PIBID/UFAL. Professor do Programa CLIND/UNEAL (Curso de Licenciatura Indígena). Especialista avaliador em Processo Avaliativo dos Planos de Cursos Técnicos ofertados por Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES/SETEC). Avaliador de Cursos pelo INEP/MEC.

  • Rosa de Lima Medeiros Neta

    Professora Mestra Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/CLIND).

Referências

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Publicado

15/05/2023

Como Citar

APRENDER NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROJETO ESCOLAR NOS 9 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453160. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3160