OS REFLEXOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E INCLUSIVA E O SEU CONTRIBUTO NA MELHORIA DE UM ENSINO DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3371Palavras-chave:
Tecnologias de informação, EducaçãoRemover EducaçãoResumo
Estudo quali-quantitativo, descritivo-exploratório sobre os efeitos das novas tecnologias de informação e comunicação na gestão escolar, e sua influência na melhoria da qualidade de ensino nas escolas do Município do Bailundo. É importante formar os gestores escolares para atender às demandas do século XXI, que requer uma gestão revolucionária em prol de um ensino de qualidade, implica em adotar modelos de administração democrática, participativa e inclusiva, com diretores preparados, possuindo competências, habilidades, espírito inovador, liderança e empreendedor, além do comprometimento e envolvimento da comunidade escolar. Este estudo faz parte de uma tese de doutorado em Organização e Gestão de Centros Educacionais na Universidade Internacional Iberoamericana do México. Para possibilitar este estudo, foi realizado um curso de capacitação de 32 horas em Administração e Gestão Escolar, envolvendo uma amostra de 60 diretores de escolas públicas municipais do Bailundo, Angola. O objetivo foi garantir a qualidade da educação e promover a adaptação de meios tecnológicos para eliminar a burocracia na gestão pedagógica, administrativa e de processos nas instituições de ensino do município. Após 45 dias da conclusão da formação, já foram observadas mudanças visíveis na forma de gestão das escolas pelos diretores participantes, que começaram a aplicar os conceitos e estratégias aprendidos no curso. De acordo com a administração municipal e a Direção Municipal de Educação, as escolas estão mais organizadas e já é possível notar a implementação de medidas inovadoras e democráticas. Conclui-se, portanto, que houve um salto de qualidade tanto na gestão administrativa quanto na gestão pedagógica das escolas.
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