OS REFLEXOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E INCLUSIVA E O SEU CONTRIBUTO NA MELHORIA DE UM ENSINO DE QUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3371

Palavras-chave:

Tecnologias de informação, EducaçãoRemover Educação

Resumo

Estudo quali-quantitativo, descritivo-exploratório sobre os efeitos das novas tecnologias de informação e comunicação na gestão escolar, e sua influência na melhoria da qualidade de ensino nas escolas do Município do Bailundo.  É importante formar os gestores escolares para atender às demandas do século XXI,  que requer uma gestão revolucionária em prol de um ensino de qualidade, implica em adotar modelos de administração democrática, participativa e inclusiva, com diretores preparados, possuindo competências, habilidades, espírito inovador, liderança  e empreendedor, além do comprometimento e envolvimento da comunidade escolar. Este estudo faz parte de uma tese de doutorado em Organização e Gestão de Centros Educacionais na Universidade Internacional Iberoamericana do México. Para possibilitar este estudo, foi realizado um curso de capacitação de 32 horas em Administração e Gestão Escolar, envolvendo uma amostra de 60 diretores de escolas públicas municipais do Bailundo, Angola. O objetivo foi garantir a qualidade da educação e promover a adaptação de meios tecnológicos para eliminar a burocracia na gestão pedagógica, administrativa e de processos nas instituições de ensino do município. Após 45 dias da conclusão da formação, já foram observadas mudanças visíveis na forma de gestão das escolas pelos diretores participantes, que começaram a aplicar os conceitos e estratégias aprendidos no curso. De acordo com a administração municipal e a Direção Municipal de Educação, as escolas estão mais organizadas e já é possível notar a implementação de medidas inovadoras e democráticas. Conclui-se, portanto, que houve um salto de qualidade tanto na gestão administrativa quanto na gestão pedagógica das escolas.

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Biografias do Autor

  • Mário Graça da Costa, UNINI - MÉXICO

    Doutorando em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana do México, na linha de pesquisa em Gestão e Organização de Centros Educacionais. Mestre em Educação (Pós Stricto Sensu), pela Universidade Europeia de Atlântico (Espanha - Santander) na Especialidade de Gestão e Organização de Centros Educacionais. Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pela Universidade José Eduardo dos Santos – Angola. Pós - Graduado (pós Lato Sensu) em Administração Autárquica pelo Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em Cooperação com a UJES - Angola. Universidade Internacional Iberoamericana do México – UNINI - MX. Instituto Superior Politécnico Caála – Huambo.

     

  • Maria Aparecida Santos e Campos, UNINI - MÉXICO

    Pedagogia; Educação Física. Especialização em Metodologia e Planificação, Educação Física Escolar; Didática; Metodologia científica-UNIVERSO(RJ); Psicologia da Educação Cuba) Fundamentos metodológicos do ensino superior (Faculdade São Luís SP). Stricto Sensu: Ciências da Educação (Cuba); Atividade Física  e sua didática: Treinamento físico Ujaen ( ES):  Doutorado em Atividade Física e saúde pela Universidad de Jaén. Coordenadora do Grupo Pesquisa MASUNINI-BR. Universidad de Jaén España  e Grupo AL Andalus, Univ. de Granada. Professora de Didática aplicada e Organização e gestão de centros educativos,  Diretora-Orientadora de tese doutoral na UNINI-MX, e UNINI PORTO RICO e professora e terapeuta na Associação de Fibromialgia de jaén, AFIXA.

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Publicado

28/06/2023

Como Citar

OS REFLEXOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E INCLUSIVA E O SEU CONTRIBUTO NA MELHORIA DE UM ENSINO DE QUALIDADE. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463371. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3371