TICS: UMA PERSPECTIVA DE MELHORAMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA NOVA ERA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Ivanira Rodrigues do Carmo
  • Jaci Teresinha Blum da Silva
  • Raquel Aparecida Silveira
  • Sonia Maria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3537

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação, Desenvolvimento.

Resumo

Este trabalho tem como desígnio desenvolver uma averiguação de caráter teórico reflexivo acerca da inserção e utilização dos mecanismos tecnológicos no ambiente educacional e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e formação plena dos educandos. Nesse sentido, busca-se também, mediante pesquisa bibliográfica fundamentada em aportes de autores renomados na literatura em questão descobrir alguns pontos que são vistos como fundamentais para a efetivação de todo esse processo, ou seja, apontar quais são as tecnologias mais utilizadas no ambiente educacional, listar todos os elementos, sejam eles positivos ou negativos, apresentados pelos educadores e elucidar acerca das inúmeras contribuições que a tecnologia oferece para o ensino-aprendizagem dos educandos, mediante a utilização constante e adequada dos mecanismos tecnológicos na unidade de ensino. Dentre os especialistas pesquisados durante a trajetória discursiva, estão Morin (2000), Kenski e muitos outros, os quais ajudarão a compreender melhor o uso significativo dos mecanismos tecnológicos para a melhoria do ensino e do desenvolvimento intelectual pleno do educando, além de trazer novos esclarecimentos acerca da prática educativa mediada pela Tecnologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Ivanira Rodrigues do Carmo

    Graduada em Estética pelo Centro Universitário Claretiano, Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol pela UFRR. Pós graduada em Estética Avançada – Faculdade do Centro Oeste Paulista e Gestão Escolar Administração, Supervisão e Orientação – FACINTER. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Jaci Teresinha Blum da Silva

    Graduada em Pedagogia, Letras Português/Espanhol e Educação Física. Pós graduada em Educação Infantil/ Anos Iniciais/ Psicopedagogia, Educação Física Escolar e Educação Especial. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Raquel Aparecida Silveira

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Educação e Tecnologia Thereza Porto Marques (FAETEC) e Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Pós Graduada Latu Sensu em Educação, Família e escola pelo Instituto Superior de Educação da América Latina (ISAL). Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Sonia Maria dos Santos

    Graduada em Licenciatura Normal Superior UNPLI – Centro Universitário Plínio Leite. Licenciatura em Pedagogia UNISALLE- Instituto Superior de Educação LASALLE, Pós-Graduação Lato Sensu - Psicopedagogia Institucional e Clínica – FAVENI –Faculdade Venda Nova do Integrante, Educador Social – Instituto Gaio, Educação Especial Associação Brasileiro de Educação à distância, (RE). Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

KENSKI, Vani Moreira; Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação/Vani Moreira Kenski. - Campinas, SP: Papirus, 2007.

BUZATO, Marcelo E. K. Letramento digital abre portas para o conhecimento. Educa. Rede. Entrevista por Olivia Rangel Joffily. 23/01/2003 http://www.educacaoliteratura.com/index%2092.htm. acesso em 06/07/2014.

LIBÂNEO, José Carlos. et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília, Unesco, 2000.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, Mai/Ago. 2004. Quadrimestral.

SOARES-LEITE, W. S. & NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. do. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 5 (10), 173-187.2012.

VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo: Unicamp/Nied, 1999.

VYGOTSKI, l.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado

20/07/2023

Como Citar

TICS: UMA PERSPECTIVA DE MELHORAMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA NOVA ERA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473537. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3537