ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA, INOVAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL OSVALDO NASCIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3610

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Métodos Tecnológicos, Realidade virtual

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as atividades no ambiente escolar vivenciadas no Estágio Supervisionado de Computação II, no Ensino Médio da Escola Estadual Osvaldo Nascimento no município de Carauari-Amazonas, durante a disciplina de História. O estágio teve como objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso de Licenciatura em Computação, em ambiente real de trabalho, bem como desenvolver competências pedagógicas, profissionais e pessoais relacionadas com a área da tecnologia e da educação. Este estágio foi realizado sob a orientação do professor da disciplina de História e do professor supervisor da instituição de ensino superior. As atividades realizadas envolveram o planejamento, execução e avaliação das aulas de História utilizando recursos tecnológicos, como computadores, projetores, softwares educacionais e internet. O estagiário também participou de reuniões pedagógicas, observou outras turmas e interagiu com os alunos e professores da escola. É uma experiência enriquecedora e desafiante para o formando, porque possibilitou a integração entre teoria e prática, entre academia e escola, entre conhecimento e experiência. A experiência no ambiente escolar também contribuiu para a formação do estagiário como um futuro profissional da educação, comprometido com o papel ético, político e social da computação na sociedade. Para tanto, o estágio serviu para observar a prática docente, analisar conteúdos e aplicar métodos tecnológicos da Realidade, nas turmas do 1º ao 3º ano, sob a regência da professora Francisca Jaqueline Nepomuceno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Aldenir Batista de Souza

Natual de Carauari, no estado do Amazonas. Sua trajetória de vida é marcada por diversas experiências e conquistas. Casado com Gracimar Nunes da Silva, com quem teve uma vida familiar sólida e feliz. Juntos têm dois filhos: Maria Clara da Silva, de 14 anos, e Isaac Silva Batista, de apenas 6 meses. Aldenir tem orgulho de sua família e se dedica a proporcionar um ambiente amoroso e acolhedor para todos.

Valoriza muito a importância da educação e do conhecimento. Tem uma sede constante de aprendizagem e sempre procurou melhorar-se em várias áreas. Ao longo da sua vida, investiu na sua formação académica e profissional, adquirindo competências e conhecimentos que o ajudaram a progredir na sua carreira.

Além do seu compromisso com a família e a educação, é reconhecido pelo seu profissionalismo e dedicação no seu trabalho. A sua ética de trabalho exemplar e capacidade de liderança tornaram-no uma referência na sua área.

Referências

ALMEIDA, M. E. B (2008). Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(1), pp. 23-36. Disponível em http://eft.educom.pt

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

KAERCHER, Nestor André. Geografizando o jornal e outros cotidianos: práticas e textualizações no cotidiano. CASTROGIOVANNI, org. Porto Alegre: Mediação, 2000.

MATIAS, V. R. S. (2005) Implicações das novas tecnologias na educação

geográfica: para quem? E para que? – Minas Gerais. 2005.

SÁ, Medson Gomes de. VIEIRA, Carlos Eduardo. Recursos didáticos: do quadro negro ao projetor, o que muda IN PASSINI, Elza Yazuko. Pratica de ensino de geografia e estágio supervisionado – São Paulo : Contexto, 2007.

SHOKO Kimura. Fazer- Pensar: fonte do ensinar- aprender. In: Geografia do ensino básico: questões e propostas- 2. Ed, 2ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2012.

GOOGLE CARDBOARD. Aplicativo. Disponível em: <https://www.google.com/get/cardboard/get-cardboard> Acesso em 19 de setembro de 2022.

KOPNIN, Pável Vassílievitch. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1978.

PICONEZ (coord.), Stela. C. B; FAZENDA, C. A. A prática de ensino e estágio supervisionado. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2010.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP. Escola Estadual Osvaldo Nascimento - SEDUC. Carauari-AM: 2022.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. Curso Superior Licenciatura em Computação. Universidade do Estado do Amazonas, 2018.

Publicado

18/07/2023

Como Citar

Batista de Souza, A. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA, INOVAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL OSVALDO NASCIMENTO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473610. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3610