REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ÓCIO E A CRIATIVIDADE E COMO ALGUNS DISTÚRBIOS PSÍQUICOS PODEM CONTRIBUIR NEGATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3743Palavras-chave:
Ócio, Criatividade, SaúdeResumo
A saúde mental tem se tornado um tema amplamente discutido na sociedade atual, especialmente em relação à sobrecarga de trabalho e ao estresse decorrente dessa condição. Este artigo de revisão tem como objetivo apresentar evidências científicas relacionando o desenvolvimento da criatividade com o ócio, identificar fatores que impactam negativamente na criatividade e discutir estratégias para estimulá-la, como o mindfulness e outras práticas de lazer. Através de uma pesquisa bibliográfica exploratória, foram selecionados artigos que abordam o tema, utilizando como base de dados o Google. A análise dos artigos revelou que o ócio criativo pode ser uma oportunidade para desenvolver a criatividade e inovação, permitindo explorar novas ideias e perspectivas. Estudos na área de neurociência indicam que o processo criativo envolve diversas áreas do cérebro, e o ócio pode estimular a interação entre essas áreas de forma mais livre e espontânea. Além disso, práticas como o mindfulness têm sido associadas à melhora na criatividade e na saúde mental. No entanto, é importante destacar que fatores como a sobrecarga de trabalho, a depressão e a síndrome de burnout podem impactar negativamente no desenvolvimento da criatividade. Portanto, estratégias para prevenir e tratar esses problemas são fundamentais para garantir a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Conclui-se que o ócio criativo pode ser uma abordagem promissora para estimular a criatividade e prevenir a síndrome de burnout, proporcionando benefícios para a saúde mental das pessoas.
Downloads
Referências
AMORIM, M.A.P.; DE OLIVEIRA, I.R.; GOMES, W.B. Uso da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness na prevenção de recaída para pacientes com depressão: revisão sistemática. ResearchGate, 2018.
BARBOSA, F. A.; LUCAS, J. A. C. O ócio criativo e suas perspectivas na educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n. 1, p. 1-18, 2011.
BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BRAGA, L.W.; CAMPANINI, R.A.C.; TEIXEIRA, M.J. Terapia cognitiva baseada em mindfulness no atendimento clínico individual de depressão. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 42, n. 5, p. 139-142, 2015.
CAVALARI, R.S.; NASCIMENTO, A.J.S.; ALVES, G.S. Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 12, n. 2, p. 123-131, 2016.
HABOWSKI, T.A. O ócio criativo e a educação para o século XXI. Artefactum - Revista de Estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 2, n. 30, p. 99-109, 2016.
JONES, Benjamin F.; WEINBERG, Bruce A. Age dynamics in scientific creativity. Pnas, 7 out. 2011. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1102895108. Acesso em: 21 jun. 2023.
LINS, A.A.A.; MIRANDA, J.G.V.; OLIVEIRA, R.G. Mindfulness, abertura para experiência e depressão: um estudo utilizando aplicativo móvel. Repositório Institucional da UFPB, 2020.
LOUREIRO, R.O. O ócio criativo e as inteligências múltiplas: dimensões de Domenico De Masi e Howard Gardner sobre o trabalho contemporâneo [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
MARINHO MACIEL, F.B.; MARTINS, V.Z. Desenvolvendo ideias criativas com neurociência: workshop para Arquitetura e Urbanismo. Academia.edu, 2017.
MEIRELES, E.; ESTEVES, F.; COSTA, M. A relação entre o estresse e o processo criativo: uma revisão integrativa. Estudos de Psicologia, v. 36, p. 425-436, 2019.
SILVA, E. M. et al. Ativação comportamental: apresentando um protocolo integrador no tratamento da depressão. Revista de Psicologia da UNESP, v. 17, n. 1, p. 56-64, 2018.
SILVA, J. F. C. et al. A combinação entre Mindfulness e método ArtSci estimula a criatividade de forma transdisciplinar. In: Anais do 13° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: Blucher, 2018. p. 1755-1766.
SOUZA, A.C.M.; ROCHA, E.C.D. A Experiência de ócio como possibilidade de prevenção à Síndrome de Burnout. PUCSP, 2016.
WAGNER, U.; GAIS, S.; HAIDER, H.; VERLEGER, R.; BORN, J. Sleep inspires insight. Nature, v. 427, p. 352-355, 2004.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.