EMPODERANDO ALUNAS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROJETO “COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES”: UMA ABORDAGEM DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O SOFTWARE SCRATCH PARA FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4125

Palavras-chave:

Mulheres na computação, scratch, Programação

Resumo

Este presente artigo destaca o projeto "Computação na Escola para Mulheres" realizado pelo Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT), ligado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O projeto concentrou-se em alunas do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas do município de Itacoatiara, buscando estimular sua participação em cursos superiores na área de computação. O método empregado incluiu o ensino de algoritmos e lógica de programação por meio do Software Scratch. Os resultados foram positivos, com as alunas demonstrando uma assimilação satisfatória do conteúdo e um notável interesse e entusiasmo em prosseguir com cursos superiores na área de computação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linda Hillary Brandão Souza

Acadêmica do Curso Bacharel em Ciência da Computação no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, EUA. Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Referências

About Snap!. Snap. Disponível em: http://snap.berkeley.edu. Acesso em: 27 ago. 2023.

Benefícios de ensinar a lógica de programação desde cedo. I Do Code. Disponível em: https://idocode.com.br/blog/programacao/logica-de-programacao-desde-cedo/#:~:text=Ter%20experiência%20em%20desenvolver%20algoritmos,de%20realizar%20tarefas%20mais%20complexas. Acesso em: 27 ago. 2023.

CESARIO, Gisela; DA SILVEIRA, Noélya Gonçalves; BIM, Sílvia Amélia; MACIEL, Cristiano. Por Mais Mulheres na Computação: análise dos trabalhos publicados no X Women in Information Technology. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11., 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3409. Acesso em: 24 ago. 2023.

CRUZ, F. L.; BARBOSA, L. S. de O. Computação na escola para mulheres: uso do software scratch com alunas do ensino médio como incentivo as areas de computação / Computing at school for women: use of scratch software with high school students as an incentive to computer areas. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 12841–12854, 2020. DOI https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-228. Acesso em: 16 sep. 2023.

DE OLIVEIRA, Milena; DE SOUZA, Anderson; FERREIRA, Aline; BARREIROS, Emanoel. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22., 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 239-248. ISSN 2595-6175. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10978. Acesso em: 27 ago. 2023.

GALENO, Larissa M. da F.; LUCENA, Maria Eduarda H.; LIMA, Tainá da S.; CAMPOS, Maria Luiza M.. Minerv@s Digitais: encorajando e acolhendo mulheres na computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14., 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 70-79. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11277. Acesso em: 24 ago. 2023.

LAUSCHNER, Tanara; DE FREITAS, Rosiane; NAKAMURA, Fabíola; LOBO, Ludymila. Cunhantã Digital: programa de incentivo à participação de mulheres da região amazônica na Computação e áreas afins. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 10., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 20-24. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2016.9693. Acesso em: 16 set. 2023.

LOUZADA, C. S. ; GOMES, W. F. ; NUNES, M. A. S. N. ; SALGUEIRO, E. M. ; CARVALHO, B. T. A. ; LIMA, P. S. . Um mapeamento das publicações sobre o ingresso das mulheres na computação. In: 40 CLEI/ VI Congreso de la Mujer Latinoamericana en la Computación (LAWCC), 2014, Montevideo. 40 CLEI/VI Congreso de la Mujer Latinoamericana en la Computación (LAWCC). Montevideo: Montevideo, 2014. v. 1. p. 1-12. Disponível em: http://almanaquesdacomputacao.com.br/gutanunes/publications/CLEI2014.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.

NUNES, Daltro José. Educação Superior em Computação Estatísticas – 2020. SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2020. Disponível em: https://sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1420-educacao-superior-em-computacao-estatisticas-2020. Acesso em: 27 ago. 2023.

NUNES, Maria Augusta S. N.; LOUZADA, Carolina S.; SALGUEIRO, Edilayne M.; ANDRADE, Beatriz T.; DE LIMA, Patricia S.; FIGUEIREDO, Raquel M. C. T.. Mapeamento de iniciativas brasileiras que fomentam a entrada de mulheres na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 10., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 56-60. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2016.9701. Acesso em: 22 ago. 2023.

Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação? Jornal da USP, 07 mar. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/ . Acesso em: 22 ago. 2023.

SANTOS, Wilk Oliveira dos. Mulheres Na Computação: Uma Análise Da Participação Feminina Nos Cursos De Licenciatura Em Computação. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife. Anais [...]. Recife: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017. DOI:10.5753/cbie.wcbie.2017.814. Acesso em: 22 ago. 2023.

SILVA, Yale. PROJETO COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES: Ensinando Algoritmos por meio do Scratch às alunas do Ensino Médio. Portal ItaCultura, 11 jan. 2023. Itacoatiara - AM. Disponível em: https://fb.watch/mGb9Doo-3h/. Acesso em: 26 ago. 2023.

SILVA, Yale. PROJETO COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES: Ensinando Algoritmos por meio do Scratch às alunas do Ensino Médio. Portal ItaCultura, 04 jun. 2023. Itacoatiara - AM. Disponível em: https://fb.watch/mGbbPC1fCm/. Acesso em: 26 ago. 2023.

Sobre o Scratch. Scratch. Disponível em: http://scratch.mit.edu. Acesso em: 27 ago. 2023.

WANGENHEIM, Christiane Gresse von; NUNES, Vinícius Rodrigues; SANTOS, Giovane Daniel dos. Ensino De Computação Com Scratch No Ensino Fundamental – Um Estudo De Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 22, n. 3, 2014, (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121). DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.115. Acesso em: 27 ago. 2023.

Downloads

Publicado

20/09/2023

Como Citar

Souza, L. H. B., & Barbosa, L. S. de O. (2023). EMPODERANDO ALUNAS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROJETO “COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES”: UMA ABORDAGEM DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O SOFTWARE SCRATCH PARA FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494125. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4125