A VOZ DOS NÚMEROS: REPRESENTAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOB A PERSPECTIVA DAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS

Autores

  • Roquebaldo Ribeiro Soares
  • Débora Araújo Leal

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4135

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Evasão Escolar. Concepções Hegemônicas e Contra Hegemônicas.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo de analisar possíveis estratégias, a partir de pressupostos teóricos e da identificação das causas de evasão escolar, para diminuir o número de alunos evadidos na Educação de Jovens e Adultos - EJA no Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos/Bahia. A justificativa pauta-se na ênfase da função escolar como prática educacional e social, partindo da preocupação principal em se entender os motivos que levam muitos alunos a abandonarem os estudos, quando muito se fala e se discute em sala de aula sobre a importância dos estudos na vida das pessoas. Assim, a problemática está diretamente ligada à reflexão acerca do alto índice de alunos que evadem da escola na Educação de Jovens e Adultos.  Utilizou-se a técnica da observação direta, tendo como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários aos alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos da escola pesquisada, com o objetivo de identificar elementos referentes à evasão e educação escolar. A evasão escolar se constitui um grande desafio para docentes da EJA, que deverão construir conhecimentos significativos para o desenvolvimento de habilidades e competências dentro de sua formação profissional e da aprendizagem do aluno para diminuir a incidência desse acontecimento socioeducacional nas escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Roquebaldo Ribeiro Soares

Doutor em Educação pela Emill  Brunner World University, Mestre em Educação pela Emill  Brunner World University, Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Débora Araújo Leal

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, 20 de dezembro de 1996.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do Ensino Fundamental: 5ª a 8ª série: Introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial. 1988

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 1, 1987.

_______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Cortez editora, 2022.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, 2005.

GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. 2003.

SOARES, Alvina Maciel. Recursos didáticos na Educação de Jovens e Adultos. Angra dos Reis: Instituto de Educação de Angra dos Reis, 2015.

SOARES, Leôncio José Gomes. As políticas de EJA e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. Campinas: Mercado das Letras, Ação Educativa, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. RJ: Vozes, 2002.

Publicado

13/10/2023

Como Citar

Ribeiro Soares, R., & Araújo Leal, D. (2023). A VOZ DOS NÚMEROS: REPRESENTAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOB A PERSPECTIVA DAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104135. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4135