A VOZ DOS NÚMEROS: REPRESENTAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOB A PERSPECTIVA DAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS

Autores

  • Roquebaldo Ribeiro Soares
  • Débora Araújo Leal

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4135

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Evasão Escolar. Concepções Hegemônicas e Contra Hegemônicas.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo de analisar possíveis estratégias, a partir de pressupostos teóricos e da identificação das causas de evasão escolar, para diminuir o número de alunos evadidos na Educação de Jovens e Adultos - EJA no Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos/Bahia. A justificativa pauta-se na ênfase da função escolar como prática educacional e social, partindo da preocupação principal em se entender os motivos que levam muitos alunos a abandonarem os estudos, quando muito se fala e se discute em sala de aula sobre a importância dos estudos na vida das pessoas. Assim, a problemática está diretamente ligada à reflexão acerca do alto índice de alunos que evadem da escola na Educação de Jovens e Adultos.  Utilizou-se a técnica da observação direta, tendo como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários aos alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos da escola pesquisada, com o objetivo de identificar elementos referentes à evasão e educação escolar. A evasão escolar se constitui um grande desafio para docentes da EJA, que deverão construir conhecimentos significativos para o desenvolvimento de habilidades e competências dentro de sua formação profissional e da aprendizagem do aluno para diminuir a incidência desse acontecimento socioeducacional nas escolas brasileiras.

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Biografias do Autor

  • Roquebaldo Ribeiro Soares

    Doutor em Educação pela Emill  Brunner World University, Mestre em Educação pela Emill  Brunner World University, Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

  • Débora Araújo Leal

    Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA.

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Publicado

13/10/2023

Como Citar

A VOZ DOS NÚMEROS: REPRESENTAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOB A PERSPECTIVA DAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104135. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4135