A VOZ DOS NÚMEROS: REPRESENTAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOB A PERSPECTIVA DAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4135Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Evasão Escolar, Concepções Hegemônicas e Contra HegemônicasResumo
A Educação de Jovens e Adultos, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, trata de garantir o acesso e a permanência ao ensino fundamental a todos, também aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar em idade própria, nesse sentido este artigo tem como objetivo analisar possíveis estratégias, a partir de pressupostos teóricos e metodológicos a identificação das causas de evasão escolar na EJA. A justificativa pauta-se na ênfase da função escolar como prática educacional e social, partindo da preocupação principal em se entender os motivos que levam muitos alunos a abandonarem os estudos, quando muito se fala e se discute em sala de aula sobre a importância dos estudos na sociedade. Adotou-se a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico pautada nos seguintes autores e dispositivos legais: Freire (1989, 1996, 2011); Gadotti (2003); Arroyo (2007); Soares (2004); Tardif (2002) além da Constituição Federal de 1988, LDB de 1996, os PCN, Resoluções e Decretos direcionados a EJA. Foi realizado também a observação direta da realidade escolar e social da comunidade assim como a aplicação de questionários, viabilizando a construção de um estudo de caso. A evasão escolar se constitui um grande desafio para docentes da EJA, que precisam construir conhecimentos significativos dentro de sua formação profissional e da aprendizagem do aluno para diminuir a incidência desse acontecimento socioeducacional nas escolas brasileiras.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, 20 de dezembro de 1996.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do Ensino Fundamental: 5ª a 8ª série: Introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial. 1988
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 1, 1987.
_______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Cortez editora, 2022.
_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, 2005.
GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. 2003.
SOARES, Alvina Maciel. Recursos didáticos na Educação de Jovens e Adultos. Angra dos Reis: Instituto de Educação de Angra dos Reis, 2015.
SOARES, Leôncio José Gomes. As políticas de EJA e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. Campinas: Mercado das Letras, Ação Educativa, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.