LINGUAGEM MÚSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Natalina Moraes Santos
  • Jamison Luiz Barros Santos
  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz
  • Emerson Rodrigo Gomes Camelo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4352

Palavras-chave:

Música. Escola. Educação Infantil. Aprendizagem. Planejamento

Resumo

A redação deste artigo trata da linguagem musical e expressão corporal das crianças na educação infantil, apresenta uma proposta de análise sobre a importância do trabalho pedagógico com a música, pois no ambiente escolar os professores usam a música como subsidio para facilitar o ensino e aprendizagem das crianças, onde todos cantam melodias curtas, fazem brincadeiras cantadas, com rimas, parlendas, mensagem reflexiva, e se observa que essa metodologia de ensino tem apresentado resultados satisfatórios. Ao brincar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura, trazendo benefícios para a socialização no ambiente no qual estão inseridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Natalina Moraes Santos

Faculdad de Ciencias Sociales Interamericana.

Jamison Luiz Barros Santos

Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS.

Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

Universidade Internacional Iberoamericana - UNIB.

Emerson Rodrigo Gomes Camelo

Faculdades Integradas Campos Sales - FICS.

Referências

BEMVENUTI, Alice. O lúdico na prática pedagógica. Oralidade, alfabetização e formação de leitores 4.4. [S. l.]: Reproset Indústria Gráfica, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brincar e aprender. Brasília: MEC/SEF, 1998.

LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU Editora Pedagógica Universitária, 1986. (Temas básicos de Educação e ensino)

PEREIRA MARQUES, Rozimeri. Educação para a arte 5.1. Arte e Educação. [S. l.]: Reproset Indústria Gráfica, 2008.

VYGOTSKY, L., S. A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Publicado

22/11/2023

Como Citar

Moraes Santos, N., Barros Santos, J. L., de Oliveira Rodrigues Moniz, S. S., & Gomes Camelo, E. R. (2023). LINGUAGEM MÚSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114352. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4352

Edição

Secção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias