TECNOLOGIAS DIGITAIS: AS TRANSFORMAÇÕES NOS CENÁRIOS DOS DOCENTES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Marta Roberta Picanço Pereira
  • Vivian Vieira Granja
  • Eloisa de Jesus Alves
  • Mirna Guimarães Araújo Carvalho
  • Leidiane Aparecida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4370

Palavras-chave:

Professor. Revolução. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre as transformações nos cenários dos docentes após a inserção das tecnologias digitais na educação. A discussão aqui proposta é resultado de um estudo qualitativo, apoiado em revisão de literatura. O professor é a parte da educação que mais se adapta e está em aprendizagem contínua, pois, construiu, aprimorou e renovou suas competências ao longo do tempo para se adaptar às necessidades atuais e se preparar para os desafios futuros. Neste sentido, este artigo trata de um estudo bibliográfico que tenta olhar para o papel do professor na crescente revolução das tecnologias digitais e na sua adoção no contexto educativo, o que significa uma nova compreensão da atividade pedagógica e da estrutura do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Marta Roberta Picanço Pereira

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Novas Tendências Tecnologias para a Educação e Gestão Escolar. Mestranda em Educação.

Vivian Vieira Granja

Graduada em Educação Física e Pedagogia. Pós-graduada em Educação física na Escola, Psicopedagogia Institucional e Psicomotricidade. Mestranda em Educação.

Eloisa de Jesus Alves

Graduada em Ciências Biológicas. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Biologia. Mestranda em Educação especialização formação em professores.

Mirna Guimarães Araújo Carvalho

Graduada em Letras, Inglês e Português pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Pós-graduada em Metodologias do Ensino de Língua Inglesa. Mestranda em Educação -Especialização em Formação de Professores.

Leidiane Aparecida dos Santos

Graduada em Pedagogia e Educação Física. Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Ed. Associados, 2001.

BETTEGA, M. H. Educação continuada na era digital. São Paulo: Editora Cortez, 2004. (Coleção Questões da nossa época, v. 116).

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, ano 3, n. 4, 2014.

COSTA, C.; ALVELOS, H.; TEIXEIRA, L. Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, 2013.

DREIFUSS, René Armand. A época das perplexida des. Mundialização, Globalização e Planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996,

FERREIRA Naura Syria Carapeto (org.). Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Camenisia Jacobina Aires. Gestión Escolar y el uso de las Tecnologías, de la Información y de la Comunicación - TIC: posibilidades, límites y desafíos. In: V Congresso Internacional de Educação a Distância (ABED). Florianópolis, 2005.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, n. 08, 1998.

LÉVY, Pierre. O Que é Virtual?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: MF Livros, 2008.

LIMA, L. K. O. S.; SANTOS, E. M. As tecnologias digitais no contexto da pandemia: a capacitação de professores da educação básica. Conedu: VII Congresso Nacional de educação, 04 p, 2020.

MACHADO, L. R. Construção de uma arquitetura pedagógica para cybersêniors: desvelando o potencial inclusivo da educação a distância. 2013. 200f.Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: prática de fichamentos, resumos, resenhas. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.

MORAIS, M.C. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas: Papirus, 1997.

MORAN, J.M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J.M; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem significativa em Revista, Rio Grande do Sul, v. 1, n. 3, p. 25-46, 2011.

RAMOS, J. L.; ESPADEIRO, R. G. Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, v. 7, n. 2, 2014.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2011.

SANTOS, G. L. A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores. Educação e Pesquisa, v. 29, 2003.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores. Marco político. Tradução: Cláudia Bentes David. Paris: UNESCO, 2008.

VALENTE, J.A. Formação de Professores: diferentes abordagens pedagógicas. Campinas: Unicamp-Nied, 1999.

VANZ, S. A. S.; STUMPF, C. R. I. Colaboração científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 2, 2010.

VEEN, Wim; VRAKKING, Bem. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado

04/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Roberta Picanço Pereira, M., Vieira Granja, V., de Jesus Alves, E., Guimarães Araújo Carvalho, M., & Aparecida dos Santos, L. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS: AS TRANSFORMAÇÕES NOS CENÁRIOS DOS DOCENTES. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124370. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4370