CONFLITOS, MANIPULAÇÕES E VALORES EM JOGO: ANÁLISE SEMIÓTICA DO CONTO "O FILHO" DE RUBEM FONSECA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5449

Palavras-chave:

Análise semiótica. O Filho. Rubem Fonseca. Conflitos. Manipulações.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o conto "O Filho", de Rubem Fonseca, examinando,  por meio de uma abordagem semiótica, como os personagens e os conflitos são construídos e manipulados na narrativa e a relação dos sujeitos com o objeto (o bebê). A análise se desenvolve em três níveis: fundamental, narrativo e discursivo. No nível fundamental, são exploradas as oposições semânticas que estruturam o texto, enquanto no narrativo são identificados os papéis dos personagens e suas relações com os objetos de valor. No nível discursivo, destaca-se a presença de uma defesa ideológica por parte do autor, embora não explicitada, deixando ao leitor a interpretação dessa posição. A segunda parte do artigo discorre sobre a concepção de texto e textualidade, considerando-o como um "todo de sentido" que se estabelece na interação entre autor/leitor. A intertextualidade e a relação entre autor/texto/leitor são aspectos fundamentais abordados. "O Filho" é uma narrativa que traz no enredo a história de uma jovem, menor de idade, grávida de pai desconhecido, que inicialmente é manipulada pela mãe para que fizesse um aborto. No decorrer da narrativa, a mãe muda de ideia e planeja vender o bebê da filha para comprar uma dentadura. Há uma demonstração da brutalidade, perversão e monstruosidade. Rubem Fonseca fez uma crítica severa ao comércio de bebês e abordou os conflitos, as manipulações e a inversão de valores em relação à vida e à ganância por dinheiro.

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Biografias do Autor

  • Helena Teresinha Reinehr Stoffel

    Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

  • Elaine Daniela Ferreira da Silva

    Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA),  Graduação em Ciências Biológicas (FFPA) e Pós Graduação em Telemática na Educação (UFRPE). Profª Formadora no Núcleo de Tecnologia Municipal NTM/Arapiraca e no Núcleo Estratégico de Inovação e Tecnologia na Educação/SEDUC Alagoas.

  • Elisangela Draghetti Schuh

    Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores- Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em gestão escolar, supervisão, orientação e coordenação. Graduada em Pedagogia. Professora de Arte dos anos iniciais.

  • Gilberto Luiz Zattera

    Mestrando em Educação com especialização em Formação de Professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA) e Universidad Internacional Iberoamericana  UNINI | México. Especialização em Ensino de Língua Portuguesa – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduado em Letras Português/Inglês.

  • Marcia Andreia Gayardo

    Mestranda em Educação com especialização em Formação de professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduação em pedagogia e pós graduação em neuropsicopedagogia. Professora de educação infantil.

  • Michelle de Fátima Gonçalves

    Mestranda em Educação com especialização em Gestão e organização de espaços educacionais (Universidad Europea del Atlántico/Espanha). Graduada em Letras (Faculdade Machado de Assis). Especialização em Letras português e Literatura (Faculdades Integradas de Jacarepaguá). Professora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

  • Valéria Lúcia Albuquerque

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em História.

  • Vivian Cristina Borges Hashitani

    Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Pós Graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior, em Psicopedagogia e em educação especial e inclusiva. Palestrante.

  • Wesley de Souza Lima

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Pós-graduado em design institucional e graduado em design digital. Coordenador de produção de material didático.

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Publicado

08/07/2024

Como Citar

CONFLITOS, MANIPULAÇÕES E VALORES EM JOGO: ANÁLISE SEMIÓTICA DO CONTO "O FILHO" DE RUBEM FONSECA. (2024). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575449. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5449