VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COARI-AM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5588Palavras-chave:
Transversal, Interdisciplinaridade, Ensino de FísicaResumo
O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura, que permite a aplicação de metodologias de ensino interdisciplinares com temas transversais, visando o aprendizado dos alunos. Dessa forma, este trabalho trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo geral é descrever de forma detalhada e criteriosa as experiências e os aprendizados adquiridos pelos alunos durante a disciplina de Estágio Supervisionado IV. Utilizamos, neste trabalho, a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Durante o estágio, tivemos a oportunidade de conhecer todas as séries do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano), ministrando aulas dialogadas, didáticas e experimentais, vivenciando de forma prática a regência e nos colocando como profissionais em seu ambiente. Concluímos que a utilização de metodologias didáticas no Ensino de Física possibilita a participação ativa dos alunos em sala de aula, deixando de lado o papel de ouvintes e colocando-os como protagonistas. Ou seja, as atividades realizadas no estágio ajudam o estudante de licenciatura a ter uma visão abrangente do espaço, da estrutura e da missão escolar.
Downloads
Referências
AIRTONKBCA. Eletrização por Contato. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-roBc0t0PMU&t=31s. Acesso em: 06 de nov. de 2023.
ARRUDA, Rodrigo Sinigaglia. BNCC e ensino de Física: a incógnita do ensino interdisciplinar. Rio Claro: [s. n.], 2022.
BARBOSA, E. T.; SOUZA, V. L. T. DE. Sentidos do Respeito para Alunos: uma Análise na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 2, p. 255–270, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-370300462013
BARRETO, F. C.; ALMEIDA, N. J. R. D. Educação Escolar. São Paulo: Saraiva, 2014. E-book.
BOARO. (Prof.). Elétron que desvia água - experiência de física - eletrização por atrito. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oAgmgQWiTrk. Acesso em: 06 nov. 2023.
BRASIL. Normas para a organização e realização de estágio de alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional. Brasilia: Ministério da Educação, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb35_03.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.
CARVALHO, R. de; MATEI, A. P. Transversalizando conteúdos de Física no ensino médio: o efeito estufa causado pela pecuária. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 1, p. 255–266, jan. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010016. Acesso em: 2 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010016
DE SOUZA, I. D. S.; FERREIRA, R. dos S. A reflexões sobre a formação inicial do professor de matemática: vivências do estágio supervisionado. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 127–141, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36716 . Acesso em: 30 out. 2023.
FERREIRA, Matheus Lopes; MARQUES, Adílio Jorge. O ensino interdisciplinar e a educação libertadora: dois assuntos, um objetivo. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e389985061-e389985061, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5061
FREITAS, B. M.; FREITAS, M. C. de; CAVALCANTE, G. F. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2020. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510. Acesso em: 30 out. 2023.
GILVANDENYS JUNIOR. Prof. Denys Sales - A Latinha Eletrizada. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ny6_5-OgzZs&t=2s . Acesso em: 06 nov. 2023.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, p. 20-29, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
HARTMANN, A. C.; MARONN, T. G.; SANTOS, E. G. A importância da aula expositiva dialogada no Ensino de Ciências e Biologia. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, v. 1, n. 1, 2019.
LANES, K. G.; CECCON LANES, D. V.; CASTRO PESSANO, E. F.; FOLMER, V. O ensino de ciências e os temas transversais: práticas pedagógicas no contexto escolar. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 29, n. 92, p. 21–51, 2015. DOI: 10.21527/2179-1309.2014.92.21-51. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/2371. Acesso em: 2 nov. 2023.
MIRANDA FILHO, A. M. et al. Relato de experiência referente a um projeto de extensão: física nos laboratórios das escolas do ensino médio de Coari... In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais [...] Diamantina (MG) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobicet2023/659449-relato-de-experiencia-referente-a-um-projeto-de-extensao--fisica-nos-laboratorios-das-escolas-do-ensino-medio-de. Acesso em: 03 nov. 2023 DOI: https://doi.org/10.29327/1298891.4-406
MIRANDA FILHO, A. M.; OLIVEIRA, E. S. de; SILVA, N. L.; SILVA, F. S. da; SILVA, K. M. da; LEMOS, J. F. F.; MACHADO, F. T. C. V.; SANTOS, I. de B. O ensino de física através de simulações e experimentações de baixo custo. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 9, p. e494019, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i9.4019. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/4019. Acesso em: 2 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4019
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011. 72 p.
PEDROSO, Júlia de Souza; SILVA, Kauana Soares da; SANTOS, Laiza Padilha de. Pesquisa descritiva e pesquisa prescritiva. JICEX, v. 9, n. 9, 2017.
PIRES, M. A. L. M.; MENDES, I. A. Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores de Matemática: limites e possibilidades. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202113, 7 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12166
SILVA, Clécio Danilo Dias da; SANTOS, Daniele Bezerra dos. Ensino de Ciências: experiências, reflexões e perspectivas. [S. l.]: AYA Editora, 2021. DOI: https://doi.org/10.47573/aya.88580.2.21
SILVA, Ítalo Batista da; TAVARES, Otávio Augusto de Oliveira. Uma pedagogia multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar para o ensino/aprendizagem da física. Holos, v. 1, p. 4-12, 2005. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2005.52
SOUSA, A. S. de; OLIVEIRA, G. S. de; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
SOUSA, L. S. de; SANTOS, R. M. B. dos. Vivências do estágio supervisionado remoto em matemática. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6235. Acesso em: 30 out. 2023.
VIÇOSA, C. S. C. L.; SANTANA, E. B.; VIÇOSA, D. L.; SALGUEIRO, A. C. F.; FOLMER, V. Concepções de licenciandos acerca de abordagens transversais no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 7, p. 180–197, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i7.2324. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2324. Acesso em: 3 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i7.2324
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.