OS DESAFIOS E CONTRIBUTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SÉCULO XXI E OS SEUS REFLEXOS NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ANGOLANAS

Autores

  • Mário Graça da Costa, Ph.D https://orcid.org/0000-0002-6667-9576
  • Dra. Ana Alexandre Pereira Robalo
  • Orlando Chimaqui, MsC
  • Justino Milton Samahina Elavoco
  • Herculano Feliciano Cândido
  • Sra. Edina Hayzzer da Silva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i4.6396

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação, Ensino e aprendizagem

Resumo

O presente artigo explora os desafios e contributos da Inteligência Artificial (IA) no século XXI, com uma atenção especial voltada para o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem nas escolas angolanas. A IA tem o potencial de transformar o sistema educativo, promovendo metodologias inovadoras que podem personalizar a aprendizagem e atender às necessidades individuais dos alunos. Contudo, a implementação desta tecnologia enfrenta diversos obstáculos, como a falta de infraestruturas adequadas, a escassez de formação especializada para os professores e a resistência às mudanças por parte das instituições educativas. O estudo analisa também como a IA pode ser um instrumento valioso na automatização de processos administrativos, permitindo que os educadores se concentrem mais na interação com os alunos e na criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e produtivo. Foram  discutidas as implicações éticas da utilização da IA na educação, incluindo questões de privacidade e a necessidade de garantir que os alunos tenham acesso equitativo às novas tecnologias. O tipo de pesquisa foi descritiva e exploratória, de natureza mista (Quali-Quantitativa) e contou com a participação de   professores, estudantes universitários dos cursos de Educação  do Instituto Superior Politécnico Caála, alguns directores escolares e alguns pesquisadores internacionais que, algumas vezes, utilizam a Inteligência Artificial nos seus processos pedagógicos. Para a recolha de dados utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturado com perguntas fechadas de múltiplas escolhas. Análise e tratamento de dados foi feita atravez do Software  IBM SPSS Statistics na versão  26. 

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Biografias do Autor

  • Mário Graça da Costa, Ph.D

    Doutor em Educação na linha de pesquisa em Administração, Organização e Gestão de Centros Educativos pela UNINI-MX. Mestre em Educação Especializado em Administração, Organização e Gestão de Centros Educativos pela UNIATLÂNTICO-Espanha, Pó-graduado em Administração Autarquica pelo Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa-Portugal, Pós-graduado em Pedagogia e Gestão de Projectos-USJ, Pós-graduado  em Estatística Descritiva com SPSS para docentes Universitários e Investigadores pela Rede de Formação de Professores da America Latina, Pó-graduado em Gestão Educacional pela UNIATLÂNTICO, Pó-graduado em Pedagogia e Didática pela Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Empreendedorismo e Inovação pela Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais da Universidade Federal de Santa Maria – Brasil. Professor  do Instituto Superior Politécnico Caála, Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pelo ISP-HBO da UJES. Membro efectivo do Grupo de pesquisa Interdisciplinar em Educação e sua Influência no Processo de Ensino e Aprendizagem da UNINI-México, Membro efectivo do Conselho Científico do Centro de Investigação Pós-graduada SAMAYONGA, Investigador Internacional na área de Educação e membro efectivo da Ordem dos Engenheiros de Angola com Cédula Profissional n.3484., participa em vários eventos Internacionais sobre Inteligência Artificial pela PUC-São Paulo-Brasil, PUC- Goiás-Brasil, Sociedade Psicanalítica SUMMUS-Brasil. Orcid. https://orcid.org/0000-0002-6667-9576. Email: mario.graca@doctorado.unini.edu.mx

  • Dra. Ana Alexandre Pereira Robalo

    Doutora em Ciência da Informação na especialidade de Sistemas e Tecnologia da Informação, Mestre em Novas Tecnologias aplicada a Educação, Professora  do Instituto Superior Politécnico, Membro Convidada da Sociedade SUMMUS-Brasil.

  • Orlando Chimaqui, MsC

    Licenciado em Ensino de Geográfia, Mestre em Medicina Veterinária e Docente Universitário

  • Justino Milton Samahina Elavoco

    Licenciado em Ensino de Geografia, Coordenador do Curso de Ensino de História e Docente do Instituto Superior Politécnico Caála.

  • Herculano Feliciano Cândido

    Licenciado em Ética e Bioética, Licenciado em Comunicação e Filosofia, Docente do ISP-Caála.

  • Sra. Edina Hayzzer da Silva de Oliveira

    Graduada em Psicanálise Clínico e Educacional  pela Sociedade de Psicanálise SUMMUs-Brasil e  actualmente Secretaria Executiva da SUMMUS-Brasil.

     

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Publicado

25/04/2025

Como Citar

OS DESAFIOS E CONTRIBUTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SÉCULO XXI E OS SEUS REFLEXOS NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ANGOLANAS. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(4), e646396. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i4.6396