OS DESAFIOS E CONTRIBUTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SÉCULO XXI E OS SEUS REFLEXOS NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ANGOLANAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i4.6396Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação, Ensino e aprendizagemResumo
O presente artigo explora os desafios e contributos da Inteligência Artificial (IA) no século XXI, com uma atenção especial voltada para o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem nas escolas angolanas. A IA tem o potencial de transformar o sistema educativo, promovendo metodologias inovadoras que podem personalizar a aprendizagem e atender às necessidades individuais dos alunos. Contudo, a implementação desta tecnologia enfrenta diversos obstáculos, como a falta de infraestruturas adequadas, a escassez de formação especializada para os professores e a resistência às mudanças por parte das instituições educativas. O estudo analisa também como a IA pode ser um instrumento valioso na automatização de processos administrativos, permitindo que os educadores se concentrem mais na interação com os alunos e na criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e produtivo. Foram discutidas as implicações éticas da utilização da IA na educação, incluindo questões de privacidade e a necessidade de garantir que os alunos tenham acesso equitativo às novas tecnologias. O tipo de pesquisa foi descritiva e exploratória, de natureza mista (Quali-Quantitativa) e contou com a participação de professores, estudantes universitários dos cursos de Educação do Instituto Superior Politécnico Caála, alguns directores escolares e alguns pesquisadores internacionais que, algumas vezes, utilizam a Inteligência Artificial nos seus processos pedagógicos. Para a recolha de dados utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturado com perguntas fechadas de múltiplas escolhas. Análise e tratamento de dados foi feita atravez do Software IBM SPSS Statistics na versão 26.
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