INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA MELHORAR A DETECÇÃO PRECOCE DE ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR INFANTIL EM UM POSTO DE SAÚDE EM FORTALEZA-CE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6651Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil. Atenção Primária à Saúde. Caderneta de Saúde da Criança. Educação em Saúde. Agentes Comunitários de Saúde.Resumo
Este artigo relata uma experiência de intervenção educativa realizada em um posto de saúde em Fortaleza, Ceará, durante Maio de 2025, com o objetivo de melhorar a detecção precoce de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor infantil. A ideia de produzir esse relato de experiência surgiu após uma oficina de gestão em saúde na Unichristus organizada e realizada pela Universidade Unichristus na área da Atenção Primária à Saúde (APS) em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza. A intervenção, com duração de duas semanas, foi motivada pela identificação, durante a oficina de gestão, do aumento de diagnósticos tardios de atrasos no desenvolvimento e pela baixa taxa de preenchimento dos marcos do desenvolvimento na Caderneta de Saúde da Criança. Foram implementadas duas estratégias principais: atividades educativas na sala de espera conduzidas pela equipe de enfermagem e verificação da Caderneta de Saúde da Criança pelos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares. Os resultados qualitativos evidenciaram o desconhecimento de muitos pais sobre a importância do estímulo adequado ao desenvolvimento infantil e sobre o papel da caderneta como instrumento de vigilância. As principais limitações identificadas foram o curto período de intervenção e a dependência do trabalho de terceiros para a efetividade das ações. Conclui-se que as estratégias adotadas são promissoras para a promoção do desenvolvimento infantil saudável na Atenção Primária à Saúde, recomendando-se sua continuidade e aprimoramento, bem como a realização de estudos mais amplos para avaliar sua efetividade em diferentes contextos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. C. et al. Uso da caderneta de saúde da criança no brasil: revisão integrativa da literatura. Rev Bras Enferm., v. 73, n. 2, e20180157, 2020.
CAMPOS, F. C. C. et al. Planejamento e avaliação das ações em saúde. 2. ed. Belo Horizonte: NESCON/UFMG, 2014.
CAVALCANTE, R. B. et al. Experiências de sistematização da assistência de enfermagem no brasil: um estudo bibliográfico. Rev Enferm UFSM., v. 5, n. 2, p. 356-67, 2015.
COUTINHO, L. R. P. et al. Acolhimento na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Saúde Debate, v. 42, n. 117, p. 470-85, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811612
FIGUEIRAS, A. C. et al. Avaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária à saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantil. Cad Saúde Pública, v. 19, n. 6, p. 1691-9, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2003000600013
GAÍVA, M. A. M.; SILVA, F. B. Caderneta de saúde da criança: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE On Line., v. 8, n. 3, p. 742-9, 2014.
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad Saúde Pública, v. 9, n. 3, p. 237-48, 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1993000300002
PEDUZZI, M. et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev Esc Enferm USP, v. 47, n. 4, p. 977-83, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029
REICHERT, A. P. S. et al. Vigilância do desenvolvimento infantil: estudo de intervenção com enfermeiros da estratégia saúde da família. Rev Latino-Am Enfermagem, v. 23, n. 5, p. 954-62, 2015.
REICHERT, A. P. S. et al. Vigilância do desenvolvimento neuropsicomotor infantil na estratégia saúde da família. Rev Enferm UFPE On Line, v. 10, n. 2, p. 608-14, 2016.
SANTOS, D. S. et al. Sala de espera para gestantes: uma estratégia de educação em saúde. Rev Bras Enferm., v. 75, n. 2, e20210080, 2022.
STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco, Ministério da Saúde, 2002.
TEIXEIRA, E. R.; VELOSO, R. C. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto Contexto Enferm., v. 15, n. 2, p. 320-5, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072006000200017
VASCONCELOS, M. I. O. et al. Educação em saúde na atenção básica: uma análise das ações com hipertensos. Rev APS., v. 20, n. 2, p. 253-62, 2018. DOI: https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15943
ZEPPONE, S. C. et al. Monitoramento do desenvolvimento infantil realizado no Brasil. Rev Paul Pediatr., v. 30, n. 4, p. 594-9, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-05822012000400019
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.