INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA MELHORAR A DETECÇÃO PRECOCE DE ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR INFANTIL EM UM POSTO DE SAÚDE EM FORTALEZA-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6651

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Atenção Primária à Saúde. Caderneta de Saúde da Criança. Educação em Saúde. Agentes Comunitários de Saúde.

Resumo

Este artigo relata uma experiência de intervenção educativa realizada em um posto de saúde em Fortaleza, Ceará, durante Maio de 2025, com o objetivo de melhorar a detecção precoce de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor infantil. A ideia de produzir esse relato de experiência surgiu após uma oficina de gestão em saúde na Unichristus organizada e realizada pela Universidade Unichristus na área da Atenção Primária à Saúde (APS) em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza. A intervenção, com duração de duas semanas, foi motivada pela identificação, durante a oficina de gestão, do aumento de diagnósticos tardios de atrasos no desenvolvimento e pela baixa taxa de preenchimento dos marcos do desenvolvimento na Caderneta de Saúde da Criança.  Foram implementadas duas estratégias principais: atividades educativas na sala de espera conduzidas pela equipe de enfermagem e verificação da Caderneta de Saúde da Criança pelos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares. Os resultados qualitativos evidenciaram o desconhecimento de muitos pais sobre a importância do estímulo adequado ao desenvolvimento infantil e sobre o papel da caderneta como instrumento de vigilância.  As principais limitações identificadas foram o curto período de intervenção e a dependência do trabalho de terceiros para a efetividade das ações. Conclui-se que as estratégias adotadas são promissoras para a promoção do desenvolvimento infantil saudável na Atenção Primária à Saúde, recomendando-se sua continuidade e aprimoramento, bem como a realização de estudos mais amplos para avaliar sua efetividade em diferentes contextos.

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Biografias do Autor

  • Thiago de Araújo Oliveira Santos

    Centro Universitário Christus - Unichristus.

  • Pedro Antônio de Rezende Germano Correia

    Centro Universitário Christus - Unichristus.

  • Jocileide Sales Campos

    Doutora em saúde Pública (USP), Coordenadora do internato de Saúde da Família e Comunidade do Centro Universitário Christus. Docente MESTED/Unichristus.

  • Lucas Eliel Bezerra Moura

    Mestre em Ciências Médicas (UFC). Docente do Centro Universitário Christus e na Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

30/07/2025

Como Citar

INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA MELHORAR A DETECÇÃO PRECOCE DE ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR INFANTIL EM UM POSTO DE SAÚDE EM FORTALEZA-CE. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(8), e686651. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6651